Economia

Assinatura do memorando de cooperação

O Consórcio Flying Swans e a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola – ARCCLA, assinaram no dia 24 de Março de 2022 um memorando de cooperação para o desenvolvimento de projectos no sector logístico. As duas entidades estarão comprometidas no desenvolvimento de uma Estratégia Logística Nacional, que tem como parte integral a dinamização de infra-estruturas da cadeia logística de frio. O acordo inclui a implantação de um projecto piloto para demonstração da importância das infra-estruturas logísticas de frio ou temperatura controlada para fins de exportação.

O Consórcio Flying Swans é uma organização neerlandesa focada no desenvolvimento de projectos logísticos de temperatura controlada, com o apoio do governo e de agentes privados da Holanda.

A ARCCLA é uma entidade reguladora, fiscalizadora e supervisora da actividade logística e matérias conexas, responsável pela concepção, elaboração, aplicação e implementação e controle de normas e regulamentos que contribuem para facilitação do comércio, tráfego marítimo e operações logísticas. A ARCCLA tem ainda a responsabilidade de promover e dinamizar a Rede Nacional de Plataformas Logísticas.

Angola tem um enorme potencial para produção de frutas para exportação, com destaque para o abacate, a manga e os citrinos. Apesar destas potencialidades, os produtores angolanos têm enfrentado vários constrangimentos logísticos que limitam o seu acesso aos mercados exportadores altamente lucrativos. A Flying Swans e especializada em atender a estes desafios através da oferta de soluções da cadeia logística de ponta-a-ponta, em colaboração directa com entidades locais responsáveis pela implementação de políticas de desenvolvimento destes sectores. O corredor do Lobito foi identificado como umas das áreas de interesse.

A parceria entre a Flying Swans e a ARCCLA data de vários anos e tem o apoio dos Governos os Países Baixos e Angolano. Através deste memorando, as partes comprometem-se em desenvolver uma Estratégia Logística Nacional, onde as infra-estruturas da cadeia logística de frio são parte integral. O Memorando inclui iniciativas para desenvolver um projecto piloto da futura rede, incluindo uma descrição detalhada dos papéis e responsabilidades operacionais e financeiras das partes envolvidas.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this: