Destaques

Aviação civil: Angola e Singapura assinam acordo de cooperação técnica

O Governo da República de Angola e o Governo da República de Singapura assinaram nesta quinta-feira, 19 de Abril, um acordo de cooperação no domínio da aviação civil, que visa a troca bilateral dos serviços aéreos de carga e de passageiros.

O acordo foi rubricado na cidade central de Singapura pelo ministro dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás, e pelo seu homólogo NG Chee Meng, e estabelece arranjos de cooperação comercial, a fim de promover o crescimento do mercado de transportes aéreos.

Com a assinatura do acordo, a companhia de bandeira angolana, TAAG e a sua congénere, a Singapore Airlines, têm o direito de operar com qualquer tipo de aeronaves nos pontos acordados nas rotas previstas, até quatro frequências semanais, com direitos de tráfego de terceira e quarta liberdades para serviços de passageiros, que serão aumentadas até sete frequências semanais em 2023.

O acordo prevê igualmente serviços de carga, desde que ambas autoridades aeronáuticas concordem em conceder autorizações pontuais para voos charters de carga.

O ministro Augusto Tomás afirmou que o acordo marca um novo ciclo nas relações de cooperação entre Angola e Singapura, por criar um espaço de intercâmbio comercial, a partir da TAAG e da Singapore Airlines.

Augusto Tomás exaltou o potencial técnico e operacional da Singapore Airlines, em função de ser das melhores companhias aéreas do mundo. Na mesma medida, considerou ser uma mais-valia, ter a companhia aérea asiática como parceiro estratégico na cooperação ao nível dos serviços aéreos com Angola.

O ministro disse estar assegurado o intercâmbio de transporte e mercadoria entre a região do sudeste asiático e Angola, que oferece uma localização geoestratégica favorável no centro de África.

“Singapura é um país com um nível de desenvolvimento considerável e que podemos aproveitar para formar quadros angolanos, mas também proporcionar-nos a melhor interligação dos vários modais dos transportes como o aéreo, marítimo e portuário e o rodoviário”, referiu.

Para o ministro angolano, abre-se uma boa oportunidade para ajudar Angola a superar o défice que tem , a nível dos quadros humanos qualificados, nos quatro ramos do sector dos Transportes.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading