
O Banco Angolano de Investimentos (BAI) lançou esta terça-feira, 30, a campanha “retomar o seu negócio”, com dois produtos de crédito de curto prazo, o Crédito Facilidade de Tesouraria e o Descoberto Bancário”, com vista a acudir as empresas que tenham dificuldades de tesouraria, causadas pela covid-19.
Numa nota de imprensa citada pela Angop, o banco refere que o objectivo da iniciativa é mitigar os efeitos da covid-19 na economia angolana e apoiar o sector empresarial com soluções imediatas.
Com um montante total negociável, em função do risco da operação, o Crédito Facilidade de Tesouraria visa contribuir para o incremento do nível de liquidez das empresas.
Esta facilidade de crédito prevê o pagamento de até 12 prestações, e as empresas poderão solicitar carência de pagamento da prestação de dois meses.
A carência de reembolso até duas prestações também é uma das principais vantagens do Crédito Descoberto Bancário Empresas, que é específico para o apoio à tesouraria das empresas, e cujo montante também é negociável em função do risco da operação.
Com duração do contrato de até três meses, inclui a possibilidade de renovação trimestral por um período de até 12 meses.
Estas duas soluções de crédito de curto prazo estão desenhadas para apoiar o sector empresarial a suportar o pagamento das folhas salariais e as obrigações de curto prazo em Junho, Julho e Agosto, com a hipótese de obter carência nos reembolsos das prestações, retomando o normal reembolso a partir de Setembro de 2020.
Deste modo, destaca a nota, o BAI reafirma o seu compromisso com o financiamento à economia nacional por via de soluções de crédito adequadas ao fortalecimento das empresas e a garantia da continuidade das operações empresariais com vista ao desenvolvimento nacional.