
Pelo menos 80 mil contas em moeda estrangeira domiciliadas no BAI foram alvo de um erro de cobrança de comissões de manutenção, imposto de selo e imposto sobre o valor acrescentado, entre o fim da semana passada e o último domingo. O BAI já pediu desculpa aos clientes e assegura que até ao próximo dia 20 vai devolver a totalidade dos valores debitados indevidamente.
Nos últimos dias os clientes receberam mensagens nos telemóveis, indicando débitos para pagamento de comissões de manutenção da conta e os respectivos impostos de selo e valor acrescentado, referentes aos anos 2017, 2018 e 2019.
Segundo a nota, a cobrança e débito das comissões de manutenção, estabelecidas no acordo geral, nos termos de prestação de serviços e preçário do banco, são efectuadas em todas as contas tituladas pelos clientes com periodicidade mensal. Porém, devido a problemas técnicos (incluindo a falta de provisões nas referidas contas), somente foi possível efectuar a cobrança e liquidação nesta altura, processo que decorreu ao longo dos dois últimos fins-de-semana.
Em nota de imprensa emitida esta terça-feira a administração do BAI reconhece que o banco errou e solicita aos clientes que concedam ao Banco a oportunidade para corrigir o erro.