Bairro da JamaicaComunidades

Bairro da Jamaica: Embaixador de Angola ligou para Belém a agradecer a Marcelo

Jornal de Angola pôs na capa foto do Presidente português no bairro Jamaica. Embaixador Carlos Alberto Fonseca, ligou para Belém a agradecer. Marcelo, que já tinha ido almoçar com o PR de Cabo Verde e que visita Angola daqui a um mês, tenta serenar os ânimos. Portugal “não precisa de um conflito de raças”

Duramente criticada por dirigentes sindicais da polícia que não gostaram de ver Marcelo Rebelo de Sousa a confraternizar com moradores do Jamaica, a visita do Presidente da República ao problemático bairro do Seixal foi um sucesso diplomático junto das autoridades de Angola e de Cabo Verde.

O Jornal de Angola puxou para a primeira página da sua edição desta quarta-feira uma foto do Presidente português abraçado a uma residente no bairro, com o título ‘PR Marcelo visitou o Jamaica’. E o embaixador de Angola em Lisboa, apurou o Expresso, telefonou na terça-feira para o Palácio de Belém a agradecer o gesto de Marcelo junto dos moradores do bairro, onde habitam cabo-verdianos mas sobretudo angolanos.

Após os confrontos do passado dia 19 entre residentes e agentes da PSP que terminaram com cinco detidos e um polícia ferido, as autoridades de Angola e de Cabo Verde foram rápidas a reagir. Com as redes sociais em Angola a incitarem a ações de retaliação contra cidadãos portugueses que residem no país, o Ministério do Interior angolano emitiu um comunicado onde afirmava estar a “acompanhar com alguma preocupação” os acontecimentos e apelava à calma. Enquanto, em Lisboa, o embaixador tentava apurar responsabilidades.

O Presidente da República de Cabo Verde escrevia, pelo seu lado, na sua página no Facebook que estava a “procurar informações concretas” sobre os incidentes. E foi neste contexto que Marcelo Rebelo de Sousa, atento ao clima de crispação social, tratou de tentar evitar a crispação diplomática.

A caminho do Panamá, onde foi ao encerramento das Jornadas Mundiais da Juventude, Marcelo fez escala em Cabo Verde para ir almoçar com o Presidente Jorge Carlos Fonseca. Objetivo: “acalmar os ânimos”, como explicou ao Expresso. No final, uma declaração conjunta dos dois PR punha a tónica no apuramento “do que se passou” mas, sobretudo, na necessidade de “não empolar, generalizando aquilo que são casos específicos”.

“Estivemos de acordo quanto à necessidade de haver serenidade para que a radicalização no tratamento da matéria não gere radicalização”, afirmou o Presidente português aos jornalistas. Enquanto preparava a visita ao Jamaica.

Segunda-feira de manhã, à margem da sua agenda oficial e sem pré-aviso à comunicação social, Marcelo Rebelo de Sousa visitou o bairro do Seixal. E as fotos de amena confraternização com moradores, incluindo com Hortêncio Coxi que fontes da PSP garantiram ao Expresso já ter sido detido várias vezes por tráfico de heroína, tentativa de roubo e participação num motim contra a polícia em 2009, enfureceram dirigentes sindicais da polícia.

O Presidente foi acusado de “discriminação” por ter ido ao encontro dos moradores do Jamaica enquanto nunca recebeu os sindicatos da polícia e Marcelo veio responder. Aproveitando uma audiência que tinha no palácio de Belém, abriu as portas aos jornalistas e falou do tema sobre o qual todos o queriam ouvir.

Sem responder diretamente aos dirigentes policiais, o Presidente rejeitou a ideia de “um bairro negro contra uma polícia branca ou uma polícia branca contra um bairro negro. Nada disso”. “Colocados os dois no mesmo plano”, Marcelo avisou “que a última coisa de que Portugal precisa é de qualquer tipo de comportamento que crie um empolamento artificial na sociedade e um conflito de raças”.

Quanto à selfie com Hortêncio Coxi, o Presidente diz que quando se aproxima dos portugueses não lhes pergunta pelo cadastro: “Quando ando na rua, não peço cadastro fiscal, moral ou criminal aos portugueses. É com todos”, afirmou.

Fonte: Expresso

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading