DestaquesEconomia

Banca angolana recebeu mais de 3.000 pedidos de suspensão de crédito

Os bancos angolanos receberam 3.167 pedidos de moratória de crédito, no valor de 32,68 mil milhões kwanzas (cerca de 50 milhões de euros), no âmbito da flexibilização decretada pelo Banco Nacional de Angola (BNA) devido à covid-19.

Os dados constam de um comunicado divulgado nesta terça-feira, 28, após uma reunião do Comité de Política Monetária do BNA para analisar o comportamento recente dos principais indicadores económicos, numa conjuntura ainda afectada negativamente pela covid-19.

Segundo o BNA, os bancos comerciais receberam 3.167 solicitações no valor de 32,68 mil milhões de kwanzas, de que foram aprovadas 2.751 (87%), estando 125 em processo de avaliação.

Das solicitações aprovadas, 280 foram feitas por empresas e 2 471 por particulares, com valores correspondentes a 31,35 mil milhões de kwanzas (47,5 milhões de euros) e 1,32 mil milhões de kwanzas (dois milhões de euros).

Foram rejeitados 291 pedidos das quais 32 do sector empresarial e 259 de clientes particulares pelos seguintes motivos: operações de crédito com regime específico; funcionários ou empresas públicas para os quais não é expectável a baixa de rendimento; e operações de crédito em situação irregular.

A flexibilização dos prazos para o cumprimento de obrigações de crédito foi adoptada em 30 de Março no Instrutivo n.º 04/2020 do BNA, depois de declarado o estado de emergência.

Os clientes interessados na moratória de 60 dias eram obrigados a ter operações de crédito em situação regular, acompanhando a solicitação junto das instituições financeiras com a demonstração dos impactos económicos sofridos.

Nesse período, os bancos estiveram proibidos de cobrar encargos, juros ou comissões adicionais ao custo das obrigações inicialmente assumidas e de efectuarem qualquer agravamento às prestações futuras, aumentado somente o número de prestações.

Uma outra medida de estímulo adoptada pelo BNA, a disponibilização de uma linha de liquidez para a compra de dívida às empresas no valor de 100 mil milhões de kwanzas (152 milhões de euros), contemplou 80 empresas, tendo sido adquiridos títulos públicos no valor global da linha.

A próxima reunião ordinária do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola realiza-se no dia 28 de Setembro de 2020.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading