Banco Nacional de Angola mantém taxa de juro nos 15,50%

A decisão foi tomada após a reunião do Comité de Política Monetária (CPM), na segunda e terça-feira e divulgada através de um comunicado publicado no “site” do Banco Nacional de Angola (BNA).

O CPM decidiu também manter inalterada a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 0% e os coeficientes das Reservas Obrigatórias em moeda nacional nos 17% e 15% em moeda estrangeira.

publicidade

O BNA justifica as decisões com o facto de a Base Monetária em moeda nacional (o dinheiro em circulação na economia e as reservas do banco central), “apresentar um sentido de contracção, com a perspectiva de manter este curso até ao final do ano”.

No mês de Setembro a Base Monetária em Moeda Nacional, variável operacional da política monetária, contraiu 180,07 mil milhões de kwanzas (432 milhões de euros), o que corresponde a menos 11,68% face ao mês de Agosto de 2019.

Em Agosto, no mercado monetário interbancário, foi transaccionado o montante de 215,26 mil milhões de Kwanzas ( cerca de 516 milhões de euros), representando uma diminuição de 29,92% face ao período anterior.

publicidade

Faça já a sua assinatura: formulário de assinatura
Contactos editoriais: jornalkandandu@gmail.com

Publicidade: vivenviaspress@gmail.com

A totalidade dos depósitos bancários em moeda nacional e as notas e moedas em poder do público, registou uma variação positiva de 175,87 mil milhões de kwanzas (420 milhões de euros) em relação ao nível observado em Julho de 2019, passando para 4,70 biliões (1,128 mil milhões de euros) em Agosto, o que corresponde a um aumento de 3,89%.

Em Agosto, o stock do crédito em moeda nacional registou uma expansão mensal de 1,07% face ao aumento de 0,79% registado no mês de Julho. Nos últimos 12 meses, este indicador decresceu 6,89%.

A próxima reunião ordinária do CPM do Banco Nacional de Angola realiza-se no dia 28 de Novembro de 2019.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário