Notícias

Banda larga móvel avança em Angola

A Grande maioria da população mundial ainda não está conectada internet, os países menos desenvolvidos estão no “caminho certo” para promover a inclusão digital, segundo relatório “ICTs, LDCs and the SDGs: Achieving universal and affordable Internet in the least developed countries” da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Neste grupo de nações estão países de África e da Ásia/Oriente Médio, como Angola, Madagascar, Afeganistão, Timor Leste e Haiti.

De acordo com o relatório, até 2016, todos os países menos desenvolvidos lançaram serviços 3G, resultando da cobertura de 61% da população nesses países. O 4G/LTE, só 20% da população é abrangida, enquanto o 2G a percentagem de utilizadores é bastante significativa, é de 88%.

Ainda assim, a UIT acredita que essas Países estão “no caminho” para chegar a mais de 90% de cobertura de banda larga móvel (pelo menos 3G), deixando preço de conexão à Internet “relativamente acessível”. A projecção da Comissão de Banda Larga é que em 2020, a cobertura de terceira geração de rede móvel passe para 97% da população nesses países. E que os preços da banda larga móvel saia de 9,7% do produto interno bruto em 2017 para 2,7% em 2020.

Em 2020, 800 milhões de pessoas ainda estão “offline”(sem acesso), o que significa que menos de 25% da população tem acesso á internet.

Carregue D-LDC-ICTLDC-2018-PDF-E para ver o relatório completo (versão em inglês).

 

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading