Notícias

BCP não é prioritário para Sonangol

O Banco Comercial Português deixou de ser prioritário para a Sonangol e para o Estado angolano. A petrolífera angolana não exerceu a possibilidade de superar os 20% no banco português no prazo em que estava autorizada nem pediu uma nova luz verde para fazê-lo.

Segundo informações obtidas pelo Negócios, quer para a nova administração da Sonangol, presidida por Carlos Saturnino, quer para o novo Governo, liderado por João Lourenço, o BCP não é estratégico nem é um investimento prioritário.

Esta é uma mudança do posicionamento face à anterior cúpula da Sonangol, presidida por Isabel dos Santos, que, ainda em Outubro, classificou a posição de 15,4% do BCP como uma “participação estratégica”. Nessas declarações, em entrevista à Reuters, a empresária angolana referiu-se à ligação entre a petrolífera estatal e o banco como de “reforço e continuidade”, acrescentado que deveria ser assim a relação entre Angola e Portugal.

Aliás, tinha sido no mandato de Isabel dos Santos, que tinha sido feito o pedido ao Banco Central Europeu para que a Sonangol pudesse ir além dos 20% no banco português.

A possibilidade de expansão da participação accionista não foi exercida até à data-limite, 16 de Dezembro, como deu conta o jornal Eco na passada quarta-feira. E, como apurou o Negócios, não foi pedida uma extensão do prazo, nem tão pouco foi feito um novo pedido de autorização.

“A Sonangol está muito bem, produz petróleo em Angola e é uma boa parceira do BCP e espero que continue a ser”. Afirmou Nuno Amado a 17 de Novembro, citado pela agência Lusa.

A Sonangol detém 15,24% do capital da instituição financeira comandada por Nuno Amado e tinha, até 16 de Dezembro, para reforçar a sua posição acima dos 20%, uma autorização que tinha sido dada pelo Banco Central Europeu, no quadro da mesma luz verde que tinha sido concedida à Fosun, que têm, neste momento, 25,16% do banco.

Quando o grupo chinês entrou no banco, uma das condições impostas foi a subida do limite aos direitos de voto de 20% para 30%, para poder chegar àquela percentagem. Viabilizando esse aumento, a Sonangol pediu para, também ela, superar a posição de 20%.

A Sonangol, que viveu anos de dificuldades financeiras devido à crise do petróleo, está representada no conselho de administração do BCP por Raquel Vunge. O mandato dos órgãos sociais termina no final deste ano.

Fonte: Negócios.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading