Notícias

BES exige 273 Milhões ao Banco Nacional de Angola 

O BES, que está em liquidação, interpôs uma ação cível contra o Banco Nacional de Angola (BNA) reclamando uma indemnização de 273 milhões de euros.

O processo cível deu entrada nos tribunais angolanos em setembro e está relacionado com a deliberação do BNA sobre o BESA, a 20 de outubro de 2014, da qual resultou a extinção da participação do BES no banco angolano.

Como um anterior processo do BES contra o BNA, devido a uma intervenção no BESA, está em recurso no Supremo Tribunal Administrativo em Angola, a comissão liquidatária do BES interpôs agora acção cível contra o BNA, ” acautelando o risco de eventual prescrição de um direito à indemnização “. 

À indemnização reclamada ao BNA corresponde ao valor da participação do BES no capital do BESA que estava registado nas contas, em 2014. No relatório, a comissão liquidatária refere que ” o resultado desta acção é, todavia , insuscetível de qualquer previsão nesta fase”. 

A deliberação do BNA sobre o BESA surgiu depois de o Banco de Portugal intervir no BES, em agosto de 2014. No final de 2013, o Estado angolano deu uma garantia soberana de 4,3 mil milhões de euros ao BESA, que foi depois revogado pelo BNA. O BESA foi presidido por Álvaro Sobrinho até 2012. 

Novo governador retirou garantia soberana em 2014.

José de Lima Massano, recentemente nomeado governador do Banco Nacional de Angola ( BNA) pelo novo presidente, João Lourenço, regressa a um lugar onde já esteve até 2015. Foi o próprio Massano que, quando foi decretada a resolução do Banco Espírito Santo em 2014, decidiu suspender a garantia soberana do Estado angolano dada ao BESA no valor de 4,3 mil milhões de euros.

Mesmos clientes em diferentes bancos e diferentes países .

O esquema contabilístico que ligava o BES de Ricardo Salgado ao BESA de Álvaro Sobrinho passava por uma partilha comum da base e de clientes. Quando os limites de crédito, segundo a legislação portuguesa, chegavam ao fim, o cliente que não podia contrair mais empréstimos no BES passava a ser financiado pelo BESA, o que contornava as exigências do Banco de Portugal. 

Fonte: CM

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading