DestaquesEconomia

BFA decide não reabrir investigação a operações bancárias suspeitas

O Banco de Fomento Angola (BFA) investigou, em Maio de 2020, as operações bancárias suspeitas identificadas numa auditoria de 2017, mas aceitou os esclarecimentos que foram dados na altura e decidiu não reabrir o processo.

Num esclarecimento enviado às redacções sobre os motivos da renúncia do vice-presidente do BFA, António Domingues, que pediu a demissão após enviar uma carta ao regulador angolano alertando para o “incumprimento grave” das normas bancárias, o BFA salienta que “o relatório elaborado em Junho de 2020 conclui essencialmente que o tema foi efectivamente tratado no ano de 2017 pela administração cessante” do banco.

Na altura a administração do BFA, face aos esclarecimentos prestados pela administradora Maria Manuela Martins Moreira, visada na auditoria interna, concluiu que não havia motivos que levassem a duvidar da sua idoneidade e decidiu-se pelo arquivamento do processo.

“Na sequência das conclusões do segundo relatório elaborado em Junho de 2020, o Conselho de Administração do BFA, em sessão realizada no dia 6 de Julho, deliberou pela não reabertura do citado processo”, refere o comunicado.

O banco considerou, assim, que “as suspeitas que o BFA poderia deter sobre as questões levantadas em 2017, relativas ao branqueamento de capitais, ficaram ultrapassadas com a confirmação do cumprimento por parte do BFA dos procedimentos necessários para este tipo de operações”, salienta o documento.

Opinião diferente teve o gestor português António Domingues, que apresentou ao governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, as suas preocupações, através de carta, e renunciou ao cargo.

Os factos, identificados numa informação da direcção de auditoria e inspecção do BFA datada de agosto de 2017, referem-se a duas operações bancárias realizadas num dos seus centros de investimento em que intervieram, directa e indirectamente, a responsável do centro e a administradora do pelouro (Maria Manuel Martins Moreira).

Trinta e três meses depois, em maio de 2020, a administração do BFA tomou conhecimento da informação, através do presidente da comissão executiva, António Domingues Catana, e o presidente do conselho de administração, Rui Mangueira, solicitou que fosse elaborado um relatório sobre o assunto, produzido em Junho de 2020, de que resultou a deliberação de não reabrir o processo.

O BFA tem maioria de capital da operadora móvel angolana Unitel (51,9%), cabendo ao banco português BPI (48,1%) o restante.

Em 2019, a Unitel passou para as mãos da petrolífera estatal angolana Sonangol, afastando a empresária Isabel dos Santos do controlo da operadora.

Desse modo, a empresária, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, deixou de controlar indirectamente a gestão do BFA, culminando o processo com a nomeação do ex-ministro Rui Mangueira para presidente do conselho da administração, sucedendo a Mário Leite Silva, que renunciou ao cargo em Janeiro. Este gestor é um dos facilitadores portugueses dos negócios de Isabel dos Santos, que envolvem esquemas financeiros suspeitos, e está constituído arguido pela justiça angolana.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading