ComunidadesDestaquesEspecial João Lourenço

Bloco de Esquerda teve reunião privada com João Lourenço

Uma delegação do Bloco de Esquerda (BE) reuniu-se, na sexta-feira à noite, com o Presidente angolano, no Hotel Ritz.

A iniciativa do encontro partiu de João Lourenço que, através do embaixador angolano em Portugal, fez saber do “grande interesse” de Angola em “normalizar as relações com todo o espectro político português”.

O BE criticou duramente o sistema político em Angola e, há nove anos, recusou encontrar-se com José Eduardo dos Santos.

“Não temos uma posição imutável sobre Angola”, disse Pedro Filipe Soares, líder da bancada parlamentar e que, com Catarina Martins e Luís Fazenda, integrou a delegação que se reuniu com João Lourenço.

Nas vésperas da visita do chefe de Estado angolano, o BE manteve encontros com a oposição angolana, entre eles com o activista Rafael Marques e membros do Bloco Democrático de Angola.

“Esses contactos ajudaram a formar uma opinião sobre as mudanças em curso e dos sinais de esperança no combate à corrupção, no fim dos entorses ao sistema judicial e aos atropelos à democracia. Damos o benefício da dúvida”, conclui Pedro Filipe Soares .

Segundo Catarina Martins, na reunião foi transmitido a João Lourenço que “as críticas que o Bloco tem feito ao Governo angolano sobre as necessidades de liberdades políticas são críticas” que se mantém.

“Reconheço que há alguns sinais de mudança e acompanhamos a expectativa do povo angolano numa mudança, achamos que é muito importante a colaboração da justiça de Portugal e de Angola porque há uma elite económica que se tem movido na sombra e que tem vindo a depredar os recursos tanto de um país como o outro “, elencou.

A líder do BE garantiu que reiterou ao Presidente angolano “as posições de sempre do Bloco”.

“Exigências com liberdades democráticas, muita preocupação com a corrupção e, nomeadamente, com a elite económica que circula entre Portugal e Angola, que não é só um problema angolano, é também um problema português”, concretizou.

Sobre a avaliação que faz da governação de João Lourenço, Catarina Martins reiterou, apenas, que o BE acompanha “a expectativa do povo angolano de que os sinais se possam converter em mudanças muito concretas em nome do pluralismo, das liberdades e do desenvolvimento”.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading