Notícias

Bloco Democrático junta-se à CASA-CE

O partido político angolano Bloco Democrático considerou hoje que o país vive uma fase de “aprofundamento do abismo social”, exortando a população “uma participação na vida política do país”.

O posicionamento vem expresso no comunicado final da quarta convenção extraordinária do partido, que nas eleições de 23 de agosto garantiu um deputado à Assembleia Nacional, em coligação.

O Bloco Democrático entende que “a crise social” em Angola “acompanha a crónica crise moral que vem inquinando a relação entre governantes e governados”.

Neste contexto, refere o comunicado final da convenção, que terminou hoje em Luanda, “associa-se ao crescente problema do desemprego vitimando essencialmente os jovens deste país, a fragilidade das carreiras profissionais e os danos efetivos que vão até a perda dos postos de trabalho por discriminação política tanto no setor público como no privado”.

O Bloco Democrático é um dos seis partidos que integrou a Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), elegendo 16 deputados, o dobro face à legislatura anterior. Entre os 16 deputados eleitos está Justino Pinto de Andrade, presidente do Bloco Democrático.

A convenção, que teve início na sexta-feira, decorreu sob o lema “Renovar o caminho para fortalecer a ação democrática” e reconduziu Justino Pinto de Andrade na liderança do partido, tendo ainda sido feito o apelo à “militância generalizada”.

“O empenho dos seus dirigentes e a solidariedade efetiva para com a sociedade civil pelo engrandecimento das fileiras pró democracia e pela justiça social numa Angola futura forjada na liberdade, modernidade e cidadania”, exorta o documento.

De acordo ainda com o comunicado final, apresentado por Manuel de Vitória Pereira, da direção do partido, o Bloco Democrático reafirma que terá uma presença parlamentar “otimizada” no seio da coligação CASA-CE.

Na sexta-feira durante a abertura da convenção que apreciou, discutiu e analisou da situação organizativa do partido aos níveis nacionais e provinciais, o líder do partido assumiu que se o Bloco Democrático não tivesse concorrido às eleições de 23 de agosto coligado na CASA-CE “passaria por dissabores”, pelo que o entendimento “é para manter”.

“Não vejo neste momento qualquer motivo que o Bloco Democrático se desfaça da coligação, acho que é um exercício quer deve ser feito e temos de nos habituar a conviver na diferença. No fundo esta mensagem e coexistência dentro a diversidade é que nós queremos passar”, disse na ocasião.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading