DestaquesEconomia

BNA aplicou multas de 71 milhões a sete bancos

O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou no último trimestre do ano passado multas a sete bancos, num valor global de 71 milhões de kwanzas, bem como cinco admoestações.

No mesmo período, segundo o relatório da actividade sancionatória relativo ao quarto trimestre de 2020, foram aplicadas multas num total de 13.300 milhões de kwanzas a sete instituições financeiras não bancárias, todas pagas voluntariamente.

No período entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro de 2020, foram apreciados 125 processos sancionatórios, dos quais 96 contra instituições financeiras bancárias e 29 não bancárias, indica o regulador angolano num comunicado divulgado na sua página da Internet.

Dos 125 processos, 36 foram encerrados, dos quais 29 relativos a bancos e sete contra instituições não bancárias, estando os 89 processos remanescentes em fase de apreciação dos argumentos de defesa.

Os processos contra bancos referem-se a incumprimentos em matéria cambial, de conduta financeira e prudencial.

Dos 29 processos contra bancos, sete culminaram com sanções pecuniárias, das quais duas multas foram cobradas coercivamente, 10 foram arquivados e noutros sete casos foram aceites os argumentos apresentados pelas instituições, registando-se ainda cinco admoestações.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading