DestaquesEconomia

BNA vai avaliar em Abril activos dos maiores bancos comerciais

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai avaliar em abril a qualidade dos ativos de 12 maiores bancos comerciais no quadro da estabilização do sistema financeiro angolano, indicou hoje o vice-governador da instituição.

Segundo Manuel Tiago Dias, que falava aos jornalistas após uma apresentação ao corpo diplomático acreditado em Luanda sobre a evolução dos indicadores económicos da banca em Angola, o programa de avaliação dos ativos dos 27 bancos comerciais que operam no país foi elaborado tendo em conta a subida do rácio de incumprimento entre 2016 e 2017, que aumentou de 12,6% para 28%.

Salientando que a avaliação constitui um exercício que se realiza periodicamente para aferir a informação que os bancos comerciais fornecem ao BNA, Manuel Tiago Dias lembrou que o crédito malparado, que atingiu os 30% da dívida à banca a 31 de dezembro de 2018, tem posto em causa o crédito bancário ao setor privado.

O vice-governador do BNA, no entanto, ressalvou que o banco central está a tomar medidas desde 2018 para estimular a banca comercial a aumentar o crédito ao setor privado.

O Sistema Financeiro Angolano possui 27 instituições bancárias, dos quais três bancos públicos (BPC, BCI e BDA), cinco filiais de bancos estrangeiros, uma sucursal chinesa e 18 bancos comerciais.

As instituições a serem alvo de avaliação são os bancos Angolano de Investimento (BAI), Fomento Angola (BFA), Comércio e Indústria (BCI), Poupança e Crédito (BPC), Internacional de Crédito (BIC), Millennium Atlântico (BMA), Sol, Negócios Internacional (BNI), de Desenvolvimento de Angola (BDA), de Comércio Angolano (BCA), Caixa Angola (CA) e Económico (BE).

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading