CulturaDestaques

Brasil: Seminário aborda Consciência Negra e a sua diversidade cultural

De 1550 a 1888, pelo menos três milhões de africanos foram enviados para o Brasil pelos mercadores de escravos, o que representa quase metade de todos os escravos aportados na América do Sul. A maioria veio de Angola e Moçambique, então colônias portuguesas em África, e foram submetidos a trabalho de escravos nas plantações de cana-de-açúcar no nordeste brasileiro e também em outras regiões do Brasil.

O evento celebrou os 130 anos da libertação dos escravos no Brasil. Esta foi a quarta edição do Seminário.

A forma de se educar mudou e a tecnologia avançou, mas o preconceito apenas se enraizou. Acoplado a uma visão distorcida na problemática da história, o negro ainda é visto de uma forma negativa no Brasil. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a população negra é a mais afectada pela desigualdade e pela violência no Brasil. O Atlas da Violência 2017 revela que a população negra também corresponde à maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios.

No Brasil há uma forte mistura de raças, a incidência de racismo pode não ser tão evidente para alguns, mas não deixa de existir. Em alguns casos, ocorre de forma subtil. Pode acontecer em forma de piadas ou simplesmente o evitar do contacto físico.

O mestre em história social, Elder Hosokawa, ressalta que a população de negros no país seja grande, pouco da cultura Afro é discutido dentro e fora da sala de aula no Brasil

o Brasil tem pelo menos 50% de população negra, e não está documentada em bibliografias, pesquisas ou em conteúdo didático”, refere Elder.

Com o intuito de discutir esta temática realizou-se na noite da última quinta-feira (10), o 4° Seminário da Consciência Negra com a parceria dos cursos de História e Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC). A coordenadora do evento Dra. Germana Ponce de Leon Ramirez explicou da importância de trazer estes assuntos para o cenário académico.

Neste eventos, nós focamos a diversidade étnica e cultural, neste contexto o Afro-brasileiro, o africano e a própria África. Como finalidade de dissipar um pensamento não estereotipado dos alunos e dos visitantes que prestigiam o evento”, afirma a Dra. Germana.

A história é um curso totalmente interdisciplinar, sendo assim temos que ter em mente que o estudo antropológico, indiscutivelmente faz-se necessariamente pela escrita e interpretação correcta da história. Por este e outros motivos, o historiador deve participar neste tipo de congressos e debates para que o seu conhecimento e observação analítica dos factos sejam coerentes com o que de facto aconteceu, e assim passar para as novas gerações um conhecimento real e humano”, esclarece Danilo Reis, aluno do 3° semestre de história.

O evento também contou com a presença da estudante do último ano de pedagogia, Athaise Silva Pereira que referiu as suas experiências sobre o tema: “Ser Afro-brasileiro na Contemporaneidade”. O estudante estrangeiro Thomas Ayou Jacob Roberts também palestrou sobre o seu país Gambia.

O seminário culminou com a palestra da universitária Egípcia Ramage Maher, que apresentou o vislumbre do seu país e suas diferenças Étnicas.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading