DestaquesMundo

Cabo Verde Airlines suspende voos para vários destinos por causa do Covid-19

Em comunicado, a empresa refere que a medida entrou em vigor este domingo, cerca de três meses depois do lançamento dos voos para a capital norte-americana, e que representa uma consequência da epidemia de Covid-19, provocada por um novo coronavírus, nos transportes aéreos internacionais.

“O atual surto de vírus está a afetar as companhias aéreas em todo o mundo. Como resultado do surto, a reserva de voos diminuiu significativamente. Consequentemente, as companhias aéreas vêm reduzindo os seus horários de voo, o que também afeta as linhas aéreas de Cabo Verde”, lê-se no comunicado da CVA, desde março de 2019 liderada por investidores islandeses, na sequência da privatização de 51% do capital social da Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV).

Entretanto, a companhia foi afetada pela decisão do Governo cabo-verdiano de suspender, durante pelo menos três semanas, até 20 de março, os voos de Itália, devido ao alastrar do surto de Covid-19 naquele país europeu, deixando por isso de voar para Milão e Roma.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou 3.491 mortos e infetou mais de 98 mil pessoas em 87 países e territórios.

Das pessoas infetadas, mais de 55 mil recuperaram.

Recordando que Cabo Verde não tem qualquer caso suspeito ou confirmado de Covid-19 atualmente, a CVA afirma que a ilha do Sal, a mais turística do arquipélago e onde a companhia instalou o ‘hub’ para ligar os voos entre África, Europa e América, “continua a ser um destino seguro para os viajantes”.

A CVA também suspendeu, por tempo indefinido, desde 01 de março, os voos da rota entre a ilha do Sal e Salvador da Bahia, no Brasil, reestruturação justificada então com os novos destinos da companhia.

Além disso, segundo noticiou a Lusa na passada quinta-feira a companhia terminou com o voo direto entre Praia e Lisboa, cinco meses depois do lançamento, decisão que justificou com o objetivo de dinamizar o hub na ilha do Sal.

A companhia anunciou anteriormente o reforço das ligações a Lisboa, a partir da Praia, com início em 30 de Agosto de 2019, data da entrada ao serviço de um Boeing 737-300, além dos voos regulares que já garantia para a capital portuguesa a partir da ilha do Sal.

Contudo, conforme esclarecimento pedido pela Lusa à CVA, esta ligação regular foi terminada no mês passado.

“Os voos Praia–Lisboa deixaram de ser diretos desde o dia 4 de Fevereiro, passando a ser apenas via Sal”, explicou Raul Andrade, vice-presidente da companhia para a área comercial e de marketing.

A razão é estratégica para a dinamização do ‘hub’ do Sal como o centro principal das operações da CVA.

Na quarta-feira, no parlamento, o ministro dos Transportes e do Turismo, Carlos Santos, anunciou que a CVA, ainda participada pelo Estado, transportou 295 mil passageiros em 2019, um aumento de 95% face ao ano anterior.

O governante justificou, assim, a “aposta acertada” da venda de 51% da TACV a investidores islandeses liderados pela Icelandair, ao ser interpelado pela oposição sobre os transportes aéreos e marítimos no país.

Fonte: África 21 Digital

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading