Notícias

Cabo Verde e Angola estudam reabertura da rota Praia-Luanda

Cabo Verde e Angola estão a discutir a possibilidade de reabertura das ligações aéreas directas entre Praia e Luanda, numa rota a ser operada pelas companhias de bandeira dos dois países, referiu o embaixador Jorge Figueiredo.

O embaixador de Cabo Verde em Angola, Jorge Figueiredo, à saída de uma audiência concedida pelo governador provincial de Benguela, Rui Falcão, com quem abordou aspectos ligados ao estabelecimento de parcerias nos domínios da educação, agricultura, construção e relações bilaterais.

Segundo o diplomata, no âmbito das relações bilaterais, os dois países continuam a discutir a retoma dos voos para Cabo Verde, depois de um ano de suspensão.

Os voos entre Cabo Verde e Angola foram suspensos pela companhia área angolana em Novembro de 2016 por ser deficitária, com uma taxa de ocupação inferior a 50 por cento.

O tema foi abordado, na última semana, no Parlamento. Numa intervenção no plenário, a deputada do PAICV, Maria de Fátima Silva, referiu a importância da rota.  “Em Angola, temos vontade de vir a Cabo Verde, mas não conseguimos porque para chegar aqui temos que apanhar um voo via Marrocos, África do Sul ou Portugal e isto acarreta um custo que a comunidade não tem condições de suportar”, disse.

Na altura, em resposta, e sem entrar em detalhes, o ministro de Estado Fernando Elísio Freire anunciou as visitas a Angola do ministro dos Negócios Estrangeiros, em Fevereiro, e do Primeiro-Ministro, em Março. É expectável que o tema esteja na agenda dos dois responsáveis políticos.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading