ComunidadesDestaques

Câmara de Lisboa propõe atribuição de chave da cidade a Presidente angolano, João Lourenço

A proposta, assinada pelo presidente da câmara da capital portuguesa, Fernando Medina (PS), prevê a atribuição da Chave de Honra da cidade de Lisboa ao chefe de Estado angolano, e sublinha que a passagem de João Lourenço pelos Paços do Concelho “muito dignifica e honra o município, a cidade e os seus habitantes”.

O Presidente da República de Angola realiza entre 22 e 24 de Novembro uma visita a Portugal, que inclui no primeiro dia uma sessão no parlamento e uma cerimónia nos Jerónimos.

A Assembleia da República portuguesa realiza, em 22 de Novembro, uma sessão de boas vindas ao Presidente angolano, na qual João Lourenço fará um discurso aos deputados portugueses.

No mesmo dia, o chefe de Estado angolano será recebido nos Paços do Concelho de Lisboa, refere a proposta. Antes disso, João Lourenço irá estar no Mosteiro dos Jerónimos, onde irá colocar uma coroa de flores, disse fonte oficial angolana.

A proposta, que será apreciada pelos vereadores da Câmara de Lisboa, lembra “a cooperação existente a nível político e diplomático, entre Portugal e Angola, quer bilateral, quer multilateralmente, no âmbito da CPLP -Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, bem como os laços de amizade que unem os dois povos”.

O documento aponta também “as relações existentes entre Lisboa e Luanda, concretizadas no Acordo de Geminação entre as duas cidades a 11 de Outubro de 1988”.

No texto, Fernando Medina realça ainda “as afinidades existentes a nível bilateral, cultural e institucionalmente, multilateral, no âmbito da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa “.

O convite para João Lourenço fazer um discurso no parlamento português, durante a sua visita a Portugal, foi concertado pelo presidente da Assembleia da República portuguesa, Ferro Rodrigues, com o Governo português e com o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Uma fonte da Vivências Press News, confirma que João Lourenço deverá visitar também a cidade do Porto, onde deverá manter um encontro com empresários locais e com membros da comunidade angolana residente no centro e norte de Portugal.

Fonte: Lusa

One Comment

  1. No Porto o Sr.PR se encontra com a comunidade Angolana,boa ideia.proximidade com a diáspora…Em Lisboa e grande Lisboa podia fazer o mesmo também.Ouvir as associações , Como tem feito o Presidente de Cabo verde

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading