Notícias

Casa de Segurança do Presidente angolano apresenta contraproposta a 3.800 ex-trabalhadores

A chefia da Casa de Segurança do Presidente da República de Angola apresentou hoje uma contraproposta ao grupo de 3.800 ex-trabalhadores daquela unidade presidencial, que há oito anos reivindicam por indemnizações, entretanto decididas pelo tribunal.

Em causa está o caso que envolve esses antigos trabalhadores de três empresas criadas pelo ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos – Brigada Especial de Limpeza, Brigada de Construções Militares e Unidade da Guarda Presidencial – despedidos em 2010, sem aviso prévio e sem o direito a indemnizações.

O ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, garantiu na terça-feira que o assunto deveria ficar resolvido ainda esta semana.

Para analisar a questão, os advogados de ambas as partes reuniram hoje, mas não chegaram a consenso.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do grupo de trabalhadores, Mário Faustino, lamentou a contraproposta, afirmando que não será aceite.

“Porque é um processo que já vem há oito anos, os pronunciamentos do ministro com relação que ele poderia resolver e pagar, ele até não mentiu, só que o mapa que os nossos advogados e o tribunal tinham feito, para o pagamento do jeito que a lei manda, a Casa Militar elaborou outro mapa, onde o cidadão com a indemnização mais alta leva 400.00 kwanzas [1.720 euros] e a mais baixa 69.000 kwanzas [300 euros]. Os nossos advogados não concordaram”, explicou.

Contudo, segundo Mário Faustino, está agendado um encontro para domingo, com todos os visados no assunto, para determinar a posição a adotar.

“Nós não vamos aceitar esse valor, no domingo temos uma reunião com todo o pessoal e vamos determinar se vamos ao Palácio reclamar, ao jeito que foi decidido pelo tribunal”, referiu.

Mário Faustino informou que, de acordo com a decisão do tribunal, a indemnização mais baixa seria de três milhões de kwanzas (13.000 euros) e para mais alta de cerca de 12 milhões de kwanzas (51.600 euros).

“Não concordamos”, reiterou o porta-voz do grupo, sobre a contraproposta hoje conhecida.

Em 2010, o caso foi remetido ao tribunal provincial de Luanda, que em 2012, decidiu a favor dos ex-funcionários, mas até à data não foi resolvida a situação, o que levou já a várias reivindicações públicas, a mais recente realizada no dia 15 de janeiro.

Sobre o assunto, Pedro Sebastião disse que foi ordenada uma solução para o problema, tão logo chegou ao conhecimento das autoridades.

“Ao que parece estes cidadãos têm razão e nós tomamos todo um conjunto de medidas para se sanar eventuais problemas que eventualmente que existam aqui e acolá e que há alguns cidadãos que eventualmente reclamam. Creio que esta semana resolve-se tudo”, disse Pedro Sebastião, em declarações, esta semana, à rádio pública angolana.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading