DestaquesSociedade

Cerca de 18% das crianças angolanas não seguem plano de vacinação

Cerca de 18% das crianças angolanas entre os 12 e os 23 meses não tomaram as vacinas recomendadas em Angola, revelou a diretora adjunta do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Durante um workshop, realizado pela 6.ª Comissão dos Deputados da Assembleia Nacional de Angola, sobre “Os Indiciadores Múltiplos e de Saúde 2015/2016”, Ana Paula Machado frisou que, após a primeira dose, as mães deixam de levar os bebés para dar continuidade à vacinação.

A responsável do INE apresentou os dados do Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2015/2016, dando conta de que apenas 31% das crianças seguiram o plano de vacinação.

De acordo com os dados, apenas 68% das crianças receberam a primeira dose da vacina contra a pólio, uma percentagem que decresceu na segunda e terceira doses.

A percentagem de criança entre os 12 e os 23 meses que tomaram todas as vacinas básicas diminuiu em função da ordem de nascimento, sendo que a cobertura de todas as vacinas variou entre províncias. Luanda atingiu a maior percentagem de vacinação (50%), já o Cuando Cubango a menor (8%).

De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Programa Nacional de Vacinação, considera-se que uma criança está completamente vacinada quando lhe é administrada a vacina BCG, a poliomielite 0 à nascença, e três doses de vacina contra a poliomielite e pentavalente (difteria, tétano, tosse convulsa) aos dois, quatro e seis meses.

Fonte: JM

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading