Notícias

Chefe da Diplomacia angolana ordena inspeções a dois organismos

O novo ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, ordenou inspeções a dois organismos governamentais que tutela, informou à Lusa fonte da diplomacia angolana.

Em causa estão dois despachos assinados na sexta-feira, 10 de novembro, pelo governante, ordenando a “instrução de duas inspeções profundas e rigorosas” ao Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC) e à Direção de Recursos Humanos do mesmo ministério.

Estas inspeções serão feitas pela Inspeção-Geral do Ministério das Relações Exteriores, liderada pelo embaixador António Luís de Sousa de Lima Viegas, e os resultados “deverão ser apresentados no prazo de 45 dias”, não tendo sido adiantados explicações sobre eventuais suspeitas.

Os diretores dos órgãos executivos centrais e chefes das missões diplomáticas e consulares de Angola foram informados em outubro que “estão suspensas todas as operações financeiras” solicitadas, por orientação do ministro Manuel Augusto, e que eventuais violações a esta determinação envolverão responsabilização “disciplinar, civil, financeira e/ou criminal”.

Até às eleições gerais de 23 de agosto, Manuel Augusto foi secretário de Estado do então chefe da Diplomacia angolana, Georges Chikoti, tendo sido promovido a ministro pelo novo Presidente angolano, João Lourenço.

O chefe de Estado, no seu discurso de investidura, a 26 de setembro, garantiu que o combate ao crime económico e à corrupção será uma “importante frente de luta” e a “ter seriamente em conta” no mandato de cinco anos que agora inicia.

“A corrupção e a impunidade têm um impacto negativo direto na capacidade do Estado e dos seus agentes executarem qualquer programa de governação. Exorto por isso todo o nosso povo a trabalhar em conjunto para estripar esse mal que ameaça seriamente os alicerces da nossa sociedade”, afirmou João Lourenço.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading