Chefe de gabinete de João Lourenço recebeu mais de 17 milhões de dólares no tempo de José Eduardo dos Santos

Gearbest Alfawise V8S Max UV Sterilization + Disinfectant Disinfection Wet and Dry Robot Vacuum Cleaner promotion

25 de Julho de 2013. Numa das contas de Edeltrudes Costa no BAI (Banco Africano de Investimento) é feito um depósito de 17,6 milhões de dólares. Como foi obtido o dinheiro? O actual chefe de gabinete do Presidente da República não explicou ao Expresso.

Nos dias seguintes 17 milhões são aplicados em “títulos garantidos” do BAI. Em Agosto, o então ministro de Estado e chefe da Casa Civil de José Eduardo dos Santos recebe na mesma conta 5 milhões de dólares do empresário Domingos Manuel Inglês. E ao longo desse mês levanta, em numerário, 1,25 milhões de dólares, segundo documentos a que o Expresso teve acesso.

O ano de 2013 impulsionou o património de um dos homens de confiança de José Eduardo dos Santos, que é hoje o chefe de gabinete do Presidente João Lourenço. Grande parte da fortuna, que ultrapassa os 20 milhões de euros, vem sendo aplicada em títulos financeiros. Mas algum do dinheiro de Edeltrudes Costa serviu para comprar imóveis em Portugal.

Documentos a que o Expresso teve acesso mostram que em Abril de 2017 ( depois de ter sido afastado por Eduardo dos Santos e antes de ser “repescado” por João Lourenço) Edeltrudes Costa transferiu 2,05 milhões de euros para Aríete Faria (ex-mulher), que no mês seguinte comprou uma casa na Quinta da Marinha , em Cascais, por 2,52 milhões de euros.

Fonte: Expresso.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.