Notícias

Cidadãos europeus vão deixar de precisar de visto

A partir de maio, os cidadãos europeus vão deixar de precisar de visto para entrar em Cabo Verde. O anúncio foi feito ontem pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, após um encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que está no país a cumprir uma visita oficial de três dias.

“A partir de maio, vamos tornar efectiva a isenção de vistos para cidadãos da União Europeia”, disse o chefe de Governo na Cidade da Praia, acrescentando que serão criados “mecanismos para que não haja quebra de receitas que provêm dos vistos e garantir as condições do controlo a nível das fronteiras” .

Por outro lado, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou ontem que Portugal e Cabo Verde apresentaram recentemente na Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) uma proposta conjunta de mobilidade no espaço da lusofonia. ” É um documento conjunto , é uma proposta conjunta dos dois Estados, apresentada à secretária executiva da CPLP, para ser circulada para debate, primeiro em termos técnicos e, depois , em termos políticos, debate esse que poderia culminar na cimeira da Praia do ano que vem” , declarou o estadista português .

O chefe de Estado português falava na Cidade da Praia, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que adiantou que o documento é intitulado ” Espaço de residência na CPLP” e propõe ” que possa haver um estatuto de cidadãos da CPLP residentes num ou noutro país , através de processos faseados”

Mas Marcelo Rebelo de Sousa não adiantou muito mais: “Tem vários tipos de estatutos, é prematuro neste momento estar a especificar, e de tratamento jurídico. A ideia é que possa ser acolhido por todos os membros da CPLP, por isso é que é apresentado em conjunto pelos dois países, que estão de acordo, para ponderação pelos demais estados da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa” , acrescentou. O secretariado executivo da CPLP deverá agora convocar uma reunião técnica , conforme ficou assente na cimeira de Brasília.

Fonte: Jornal de Notícias e Público.

#vivenciaspress #vivenciaspressnews #vpnews #caboverde

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading