DestaquesSociedade

Comissão de professores da Escola Portuguesa de Luanda esclarece motivos da greve

Em comunicado a comissão de professores refere que as questões contratuais não estão a ser cumpridas pela Cooperativa Portuguesa de Ensino em Angola(CPEA):

Leia na íntegra o comunicado:

A Comissão de Professores da Escola Portuguesa de Luanda vem, por este meio, esclarecer a comunidade educativa acerca dos motivos da greve convocada em Assembleia Geral de Professores.

1. Após reclamação dirigida por escrito à Direção da Cooperativa, no dia dezasseis de fevereiro, solicitando o cumprimento dos direitos contratuais, a Comissão de Professores da EPL recebeu resposta negativa, informando que, apesar da sua intenção de cumprir com os direitos contratuais dos Professores, a saber, o pagamento do subsídio geral e do salário base, tendo como referência, os contravalores em euros, observando a variação cambial, a reposição dos direitos em causa dependia da anuência da Assembleia Geral de Sócios para aprovação do orçamento retificativo de 2018.

2. Não se tendo verificado a aprovação do orçamento retificativo no dia 8 de março, a CPEA continua em situação de não cumprimento dos contratos, isto é, o pagamento do salário base e do subsídio geral atendendo aos contravalores estipulados em euros nos contratos e nos recibos de vencimento. É assim óbvio que o valor dos salários e do subsídio geral a receber em kwanzas só poderá corresponder aos valores estipulados em euros nos contratos e recibos de vencimento, se se observar a variação cambial.

3. A atual situação salarial não corresponde ao compromisso contratual assumido pela entidade patronal, aquando da contratação.

4. No passado, os salários foram sempre atualizados.

5. A não indexação cambial provoca uma regressão do escalão salarial dos docentes, o que contraria o estatuto da carreira do docente e a progressão na carreira.

6. Os professores da EPL enquadram-se em diferentes modalidades contratuais, AFETAS A TABELAS SALARIAIS, fixas em EUROS, embora pagas em kwanzas, do ministério da educação português e do ensino cooperativo particular.

7. Entendemos que o não cumprimento dos direitos contratuais viola os direitos contratuais dos docentes, colocando-os numa situação de perda de poder económico e, ao mesmo tempo, retirando-lhes qualquer atrativo remuneratório. Esta situação acarreta graves problemas sociais para todo o corpo docente, fazendo com que a tendência de término do contrato por vontade consciente do trabalhador possa aumentar, em virtude da violação dos direitos contratuais adquiridos e da degradação das suas condições socioeconómicas

8. Após sucessivas reuniões com a direção da Cooperativa, as propostas elaboradas não correspondem às exigências que garantem a reposição dos direitos contratuais.

9. Não exigimos aumento salarial. Apenas reivindicamos o cumprimento dos nossos contratos.

Luanda, 16 de abril de 2018.
A Comissão de Professores da Escola Portuguesa de Luanda.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading