Notícias

Como evitar que o seu iPhone, Ipad e mac seja hackeado

Esta semana a apple anunciou que os utilizadores podem proteger-se dos erros Meltdown e Spectre, esta exposição poderá levar a que toda a informação pessoal de milhares de milhões de utilizadores esteja vulnerável a ataque de hackers.

A base destas falhas é um processo chamado “Speculative execution”, que é usado pela maioria dos processadores modernos (CPUs) para melhorar o desempenho dos dispositivos. Esta técnica ocorre quando um chip inicia uma tarefa mesmo sem saber se esta vai ser utilizada para evitar um atraso caso o utilizador necessita realmente de a usar. No entanto, este processo pode ser aproveitado por hackers para ler a memória do sistema e assim aceder informações pessoais como palavras-passe.

Embora residam na mesma base, estes bugs, denomiados Meltdown e Spectre, têm impactos e modos de exploração diferentes. O Meltdown pode deixar os dispositivos até 30% mais lentos e é um erro exclusivamente dos processadores Intel, líder do mercado em computadores.

A Apple já confirmou que os iPhone, iPad, Mac e Apple TV estão vulneráveis a estas falhas e que podem correr o risco de ser hackeados e de ver a sua informação pessoal ser divulgada. As marcas já estão a trabalhar no sentido de encontrar formas de proteger os seus clientes e acabar com estas falhas, mas enquanto estes erros não são corrigidos existem formas de prevenir os ataques.

Uma das coisas mais importantes é certificar-se que o seu aparelho tem a atualização mais recente. Visto que estes erros já eram conhecidos por parte das equipas de segurança, a atualizações mais recentes do iOS, macOS e tvOS já contêm uma proteção extra contra estes problemas.

Além disso deve evitar fazer downloads inseguros nos dispositivos. Estes vírus podem entrar no seu aparelho a partir do descarregamento de ficheiros ou aplicações maliciosas por isso deve certificar-se que apenas faz downloads seguros e a partir de sítios legítimos como é o caso da App Store.

Fonte: Visão

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading