Como sei se tenho que mudar?

“Como sei que tenho que mudar? Todas as pessoas são diferentes, agem e reagem de formas diferentes… Como sei se tenho que mudar, ou se sou apenas diferente?”
Há pouco tempo fizeram-me esta pergunta, no fim de uma palestra que realizei, e foi uma das interações mais interessantes que tive com uma plateia.

Via na cara daquele pessoa que ela queria mudar, mas não sabia por onde começar.Dei-lhe uma resposta simples: “Se os resultados que tens não te satisfazem, é porque provavelmente precisas de mudar alguma coisa.
“Isto porque o nosso sistema interno é sempre coerente com ele mesmo.Se pensamos algo, sentimos esse mesmo algo, fazemos esse algo e temos resultados de acordo com esse algo.

Pensamos, sentimos, fazemos e temos um resultado.

Se o resultado não é adequado às minhas expectativas, provavelmente tenho que mudar de comportamento. Para mudar de comportamento preciso de mudar o meu estado emocional, e para mudar o meu estado emocional, preciso mudar os meus pensamentos.Um resultado nunca acontece por si só.
Há quem acredite que sim. Normalmente as pessoas que acham que o mundo acontece a elas, sem qualquer influência das duas participações nas suas próprias vidas.Mas uma pessoa que finalmente ganha consciência de que a sua forma de ver o que a rodeia (os seus pensamentos), têm influência direta nos seus resultados, sabe que para altera-los, terá que mudar.

Então como sei que tenho que mudar?
Se as coisas que vês à tua volta, os teus resultados e os feedbacks que recebes não têm sido satisfatórios para ti, é hora de mudar.