DestaquesPolítica

“Corrupção astronómica” na agência espacial russa responsável pelo lançamento dos satélites Angosat-1 e Angosat-2

As más notícias continuam para a agência espacial russa Roscosmos. Depois de em Dezembro de 2017 ter “perdido o rasto” do primeiro satélite angolano Angosat-1 e, de em Outubro do ano passado o lançamento de um foguetão ter falhado e obrigado à evacuação de emergência de dois cosmonautas, são agora as notícias dos casos de corrupção a afectar a instituição.

A agência de notícias France Press (AFP) diz esta terça-feira que o desaparecimento de milhões de euros põem em causa o lançamento dos novos foguetões e da estação lunar que a Roscosmos tinha previsto para os próximos anos, incluindo o Angosat -2.

“Milhões de rublos estão a ser roubados . Milhões”, lamentou-se em meados de Maio o chefe de investigação criminal do país, Alexander Bastrykin. “Estamos a investigar isto há cinco anos e não há fim à vista”.

O último caso prende-se com a fuga do país, em Abril, de Yuri Yaskin, director do departamento de Instrumentalização Espacial baseado em Moscovo. Foi já fora da Rússia que anunciou renunciar ao cargo e vários jornais russos dizem que o fez por temer acusações de prática danosa aquando da auditoria que a polícia fazia nas instalações da Roscosmos.

Depois de anos em que o programa soviético lutava taco a taco com os Estados Unidos pelo domínio espacial, a Rússia tem hoje pouco de que se orgulhar.

Os dois principais programas espaciais que o país tinha traçado para esta década estão em risco de nem sequer se concretizar.

Um deles era o GLONASS, a alternativa russa ao GPS. Outro era o cosmódromo de Vostochny, uma plataforma de lançamento de foguetões que pudesse funcionar como alternativa à que a Rússia hoje usa e que está localizada fora das fronteiras, no Cazaquistão.

Mas também as empresas que geriam estes programas se viram envolvidas em escândalos de corrupção, com alguns dos seus dirigentes a serem presos por fraude.

Desde o lançamento da Estação Espacial Internacional, em 1998, que a Rússia não tem praticamente nenhuma vitória no seu programa de exploração do espaço.

Nos finais de Abril de 2018, a empresa Energiya, responsável pela construção do Angosat-1, reconheceu a perda do aparelho, desenvolvido especialmente para Angola e colocado em órbita em Dezembro de 2017.

A comunicação com o satélite angolano foi perdida logo após o lançamento. Em resultado disso, a parte russa se comprometeu a construir um satélite novo por sua conta .

“Foram realizadas negociações entre o director-geral da empresa estatal russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, e o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola, José Carvalho da Rocha. […] As partes reiteraram o objectivo de cumprir as obrigações em relação ao lançamento do satélite Angosat-2 no prazo estabelecido”, explicou na altura a assessoria da agência.

O primeiro satélite angolano “Angosat -1”, um investimento de cerca de 270 milhões de euros, foi projectado para sair para órbita a partir de Baikonur, no Cazaquistão, numa operação coordenada pela Roscosmos, a agência espacial russa e foi lançado para o espaço a 26 de Dezembro de 2017.

O novo satélite angolano “Angosat-3” começou a ser construído pela empresa francesa Airbus a 24 de Abril de 2018 pela empresa francesa Airbus, construtora que acolheu cerca de seis dezenas de técnicos angolanos, enquadrados em equipas permanentes , para acompanhar o projecto.

O Angosat -3 estará operacional em 2021 e a sua construção está orçada em 280 milhões de euros.

*Com Diário de Notícias.

One Comment

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading