ComunidadesDestaques

Costa, de jeans, apanhado de surpresa pela recepção angolana

O primeiro-ministro, na chegada a Luanda, foi recebido com uma cerimónia de alas militares que não esperava.

O primeiro-ministro não estava à espera que o Estado angolano lhe fizesse uma tão solene recepção no aeroporto, que incluiu alas militares. A surpresa apanhou António Costa vestido informalmente, de calças de ganga, sem gravata e de mocassins, lado a lado com o ministro angolano das Relações Exteriores, formalmente vestido. A imagem correu as redes sociais e até o deputado socialista Ascenso Simões, antigo director de campanha de Costa nas legislativas, criticou a indumentária com que o primeiro-ministro chegou a Luanda: “De calças de ganga e sem gravata numa chegada oficial com guarda de honra? Não havia necessidade, senhor primeiro-ministro”.

A chegada foi às sete da manhã e a visita oficial só começaria às 10, no Museu Militar, para uma homenagem a Agostinho Neto. A informalidade do primeiro-ministro — e também a do ministro do Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ambos sem gravata — destoava das alas militares com que foi recebido. Um diplomata que seguia pela televisão a chegada de Costa ao Aeroporto 5 de Fevereiro, disse ao PÚBLICO que, ao ver Costa de jeans  e sem gravata a passar entre os militares, ia tendo um susto.

Mas se o primeiro dia de Costa em Angola começou pela informalidade inesperada, seguiram-se outros momentos de informalidade a simbolizarem um novo começo nas relações entre Lisboa e Luanda: o ministro das Relações Exteriores convidou o primeiro-ministro para um almoço num restaurante junto ao mar, ao qual também compareceram oito membros do Governo de Angola — ministros das Finanças, Agricultura, Construção Civil, ministro do Ensino Superior, da Justiça e o governador do Banco de Angola. Muitos estavam sem gravata.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading