ComunidadesDestaques

António Costa vai a Angola na segunda quinzena de julho

Marques Mendes revela que o primeiro-ministro vai fazer um périplo por África. Começa por São Tomé e Príncipe, mas o ponto alto deverá ser na segunda quinzena de julho quando visitará Angola.

António Costa vai em breve a Angola. O primeiro-ministro está a preparar um périplo por África, que começará a 25 e 26 de junho em São Tomé e Príncipe, mas que terá o ponto alto no país liderado por João Lourenço, revelou Luís Marques Mendes. Sem avançar uma data específica, apontou a visita para a segunda quinzena de julho. “Tanto quanto sei, a visita a Angola vai realizar-se na segunda quinzena de julho”, disse Marques Mendes, no habitual comentário semanal no Jornal da Noite da SIC.

“O primeiro-ministro vai fazer um périplo por África. Vai estar a 25 e 26 em São Tomé e Príncipe. Depois vai para Moçambique e segue para a Ilha do Sal, em Cabo Verde, na Cimeira da CPLP”, onde será acompanhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou. Depois terá então lugar a visita a Angola. “Costa não quer terminar o seu mandato sem visitar os vários PALOP”, rematou.

“Tanto quanto sei, a visita a Angola vai realizar-se na segunda semana de julho.”

Marques Mendes

Marques Mendes já tinha apontado o início de julho como a altura para a realização dessa visita. Num comentário no arranque deste mês, Marques Mendes afirmava que a visita só poderia acontecer “nos últimos dias deste mês, ou no princípio de julho”, isto porque antes de formalizar as datas da visita de António Costa a Angola, Luanda exigia que o processo de Manuel Vicente estivesse fisicamente no país.

“Para Angola não chega a decisão” das autoridades judiciais nacionais de transferir o processo para Angola, ele “tem de estar fisicamente em Angola”, salientava o comentador.

Recentemente, o chefe de Estado angolano, João Lourenço, disse que Luanda ainda aguardava o envio do processo judicial envolvendo o ex-vice-presidente Manuel Vicente por Portugal, mas assumia aguardar, ansiosamente, a visita do primeiro-ministro português.

A posição foi expressa pelo Presidente e pelo chefe do Governo angolano numa entrevista àEuronews, no âmbito da visita oficial de João Lourenço a França e à Bélgica.

“As relações com Portugal vão bem. Estamos ansiosos em receber o primeiro-ministro, António Costa, em Luanda. A nível dos ministros das Relações Exteriores, os dois países estão a acertar datas, e isso vai acontecer a todo o momento”, afirmou à data João Lourenço.

Fonte: ECO

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading