ComunidadesDestaques

CPLP não pode ser vista como “comunidade de românticos”, afirma ministro Manuel Augusto

“Devemos dar um cariz de cooperação económica e técnica à nossa comunidade, para não ser vista como uma comunidade de românticos”, disse Manuel Domingos Augusto em declarações à margem da tomada de posse do novo secretário-executivo, Francisco Ribeiro Telles, hoje em Lisboa.

“A nossa comunidade deve corresponder aos sinais dos tempos, a CPLP pode deixar de se ocupar muito da língua e de poemas, e partir para coisas mais concretas que correspondam às expectativas dos nossos povos”, vincou o diplomata, acrescentando que “existe um potencial de cooperação económica entre países da CPLP que deve ser explorado nessa dimensão”.

O objectivo, salientou, “não é abandonar a língua, que é o nosso denominador comum, mas temos de partir para o concreto, que é o que os nossos jovens querem”.

Manuel Augusto afirmou que Angola “tem relações com Portugal, que é da União Europeia, e com o Brasil, que está no Mercosul”, mas vincou que “a nível da comunidade podemos desenvolver sinergias para que a cooperação económica localizada possa beneficiar os dois países.

O ministro exemplificou com a vontade que Angola tem de contratar professores em Portugal para o ensino da língua no país e explicou :

“Onde situamos essa cooperação? É evidente que é no plano bilateral mas podemos considerá-la no âmbito da CPLP, se calhar podem ir [para Angola] outros professores da CPLP que leccionam aqui em Portugal, e devemos dar esse cariz de cooperação económica e técnica à comunidade, para não ser vista como uma comunidade de românticos”.

Nas declarações aos jornalistas, o ministro deu ainda conta da entrega de uma mensagem do Presidente da República, João Lourenço, ao presidente em exercício da CPLP, o chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, dando “felicitações e votos de sucesso ao novo secretário-executivo, Francisco Ribeiro Telles”.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading