Cunene projecta estação meteorológica autónoma

Gearbest Alfawise V8S Max UV Sterilization + Disinfectant Disinfection Wet and Dry Robot Vacuum Cleaner promotion

O Governo do Cunene perspectiva nos próximos tempos construir uma Estação Meteorológica Autónoma, com tecnologia moderna, para monitorizar em tempo real a situação climática da província.

A informação consta de um documento do Governo local, a que a Angop teve acesso, segundo o qual a estação produzirá dados e informações fiáveis sobre os fenómenos meteorológicos, a curto, médio e longo prazo, que permitirão implementar atempadamente medidas e estratégias de prevenção dos males provocados por calamidades naturais, como as cheias e as secas.

“A imprevisibilidade dos fenómenos climáticos na província (cheias e secas) dificultam a implementação de medidas e estratégias de prevenção das consequências provocadas pelas calamidades naturais que ocorrem na região”, refere o prospecto referente ao período de Janeiro a Abril de 2019. De acordo com o documento, sem previsão atempada as medidas são sempre no sentido reactivo para remediar, e não no sentido de prevenir ou contornar, daí que a instalação da referida estação seria complementada com acções de formação de capital humano.

Com um sistema de previsão eficiente, sublinha a brochura, as acções de mitigação podem ser definidas com antecedências de pelo menos um ano, o que permitiria melhor enquadramento das acções no Orçamento Geral do Estado (OGE). Em virtude da construção da referida Estação Meteorológica Autónoma, com tecnologia moderna, a província do Cunene deixará de depender dos dados nacionais, lançados a partir de Luanda, passando a ler com antecedência os sinais dos fenómenos naturais.

Contudo, segundo apurou a Angop de fonte oficial, a província do Cunene dispõe de quatro estações telemétricas, neste momento, inoperantes. Existe uma quinta instalada no Aeroporto Internacional 11 de Novembro, que auxilia no tráfego aéreo local.

De Outubro de 2018 à presente data, já foram afectadas pela seca no Cunene 857.443 pessoas, de um total de 171.488 famílias e um milhão e 100 mil bovinos. Actualmente, contabilizam-se 26.267 animais mortos, de espécie bovina (maior representatividade), suína e caprina.

Localizada no Sul de Angola, a província do Cunene tem uma extensão territorial de 75 mil 955,61 metros quadrados, comporta seis municípios, 20 comunas, 51 bairros urbanos e 765 aldeias rurais e 1.157.491 habitantes.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.