Cronistas

Decidir e Mudar!

Ninguém poderá descobrir o seu destino sem ter antes decidido caminhar no sentido de si próprio, para descobrir quem é!
Desde que nascemos que somos confrontados com a tomada de decisões. O simples acto de nascer começa com as escolhas feitas desde o momento da concepção – com a entrada do espermatozoide no óvulo –, passando pelos nove meses de gestação e terminando com o nascimento da criança.
Todos os dias, sejam eles quentes ou frios, com luz ou cinzentos, somos constantemente confrontados a escolher. E o acto de escolher implica a tomada de uma decisão. Muito embora seja importante dizer que, a opção de “não decidir” seja, por si só, uma decisão! E todas as escolhas e “não escolhas” terão os seus impactos.

É impossível tentar imaginar como seria a vida sem termos de fazer escolhas. Mesmo quem anda na vida a “navegar” -­ como se diz na gíria -­ escolheu tomar a decisão de navegar em sentido nenhum.
São as nossas decisões, por mais pequenas ou grandes que sejam, que definem o nosso destino!
O nosso amanhã, o lugar onde estaremos – que poderá ou não ser diferente do de hoje – nasce aqui e agora, fruto das decisões que tomamos.

Se cada um de nós parar neste exacto momento para reflectir, terá a consciência de que, hoje, o lugar onde está, o caminho que trilha e o rio por onde navega são resultado de decisões tomadas no ontem, certo?
Por isso, é errada a postura que algumas pessoas adoptam de tentarem colocar o ónus das suas decisões que influenciam o seu destino nas mãos dos outros. Este posicionamento prende-se, em parte, com o facto de sabermos que decidir tem um preço, e que levar-nos-á sempre a um lugar que trará consequências.
A nossa vida e poder de uma decisão estão nas nossas mãos. As nossas decisões definem o nosso futuro.
Quer as boas quer as menos ponderadas sempre nos conduzirão a um lugar mais próximo ou mais distante de quem na verdade somos e do que poderíamos alcançar.

Pessoalmente, dou o nome a esse lugar em que conhecemos quem de facto somos como “o lugar da identidade”. Para mim, sucesso é a descoberta desse lugar.
No lugar da identidade, descobrimos quem somos e também quem nós nunca pensámos ser. O lugar de identidade é o encontro do eu com a vida, com linhas que nunca pensámos que estivessem escritas para nós, mas que de facto existem e a qualquer momento levam-nos a mudar, como nunca outrora havíamos pensado.

Todos os dias somos convidados pela vida a caminhar ao encontro desse lugar e, ao entrarmos nele…um dia descobrimos que seremos confrontados a mudar o sentido das nossas vidas. E neste processo ou se decide mudar ou decide estagnar.
Caso a mudança necessária não se efective, as pessoas tornam-se com o tempo monumentos. Caso a mudança se efective as nossa vidas tornam-se a expressão viva de um legado intemporal.
A riqueza da vida está alicerçada no facto de percebermos, todos os dias, a importância de tomarmos decisões e de mudarmos para sermos melhores pessoas!

Hoje é um óptimo dia para começar!

#vivenciaspress #vivenciaspressnews #vpnews #cronica #dardanosantos

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading