Delegação ministerial angolana está de visita ao Japão

Uma delegação ministerial angolana está desde esta quarta-feira em Tóquio, capital do Japão, onde vai efectuar vários encontros e visitas de trabalho, visando o reforço da cooperação bilateral e da diversificação da economia.

Archer Mangueira, ministro das Finanças, Ricardo Viegas de Abreu, ministro dos Transportes, e Diamantino Pedro Azevedo, ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, integram a delegação governamental angolana que visita Tóquio e que foi recebida pelo embaixador de Angola no Japão, Rui Orlando Xavier.

No primeiro dia de visita, os governantes angolanos e restantes membros da comitiva, visitaram o Metropolitano e a Bolsa de Valores de Tóquio. Tendo recebido explicações do funcionamento e projectos em curso nas referidas instituições.

Esta quinta-feira, 10, terá lugar no edifício do Ministério do Comércio e Indústria do Japão, a assinatura de um acordo entre o Ministério das Finanças de Angola e a Nexi, seguradora japonesa de investimentos.

O Metro de Tóquio existe desde Dezembro de 1927, tem 13 linhas e 282 estações com um comprimento total de 286, 2 quilômetros, fazendo dele o quinto maior do mundo, a seguir ao de Xangai, Seul, Londres e Nova Iorque.

Fundada em 15 de Maio de 1878, Bolsa de Valores de Tóquio é a terceira maior bolsa de valores do mundo em capitalização de mercado, agregando mais de três mil empresas listadas.

As relações diplomáticas entre Angola e Japão foram estabelecidas em Setembro de 1976. As trocas de visitas de alto nível entre os dois países tiveram início no final dos anos 80, sendo a mais notável, a visita ao Japão em 2001 do então Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.

Em 2018 vários governantes angolanos estiveram no Japão em visita de trabalho. João Baptista Borges, ministro da Energia e Águas (Dezembro) ; Maria do Rosário Bragança Sambo, ministra do Ensino Superior (Outubro) ; Manuel Domingos Augusto, ministro das Relações Exteriores (Outubro) ; Embaixador Victor Manuel Rita da Fonseca Lima , secretário para os Assuntos Diplomáticos e Cooperação Internacional do Presidente da República (Março); José de Lima Massano, Governador do Banco Nacional de Angola (Fevereiro), fazem parte da lista.

Rui Orlando Xavier é desde Julho de 2018, o embaixador de Angola no Japão.

Deixe o seu comentário