DestaquesEconomia

Desvalorização do kwanza pode colocar bancos angolanos e devedores em risco

O analista da agência financeira Moody’s Akintunde Majekodunmi alerta que a desvalorização do kwanza , moeda oficial de Angola, pode colocar bancos angolanos e devedores sob pressão, já que 27% do crédito estará indexado ao dólar norte-americano.

“Os bancos angolanos concederam crédito em moeda estrangeira, e a moeda local, o kwanza, está a depreciar relativamente a moedas estrangeiras, como o dólar. Isto pode potencialmente colocar os devedores que pediram crédito sob pressão, especialmente os devedores que estão a receber em Kwanzas”, explicou à agência Lusa.

Desde o início do ano, o kwanza depreciou-se quase 43% para os actuais cerca de 290 kwanzas/dólar, na sequência da entrada em vigor, a 09 de Janeiro, de um novo regime cambial, com a taxa de câmbio flutuante. No início do ano, a taxa oficial estava fixada nos 166 kwanzas/dólar.

“Se uma empresa recebe em Kwanzas, mas pediu crédito em dólares, precisa de mais Kwanzas para pagar a dívida quando o Kwanza deprecia relativamente ao dólar. Por isso, a taxa de câmbio teve impacto na qualidade dos activos dos bancos “, referiu o vice-presidente e director executivo do Financial Institutions Group, da Moody’s.

Majekodunmi estima que 27% do crédito concedido por bancos angolanos seja indexado em dólar.

” Pelo facto de muitos bancos internacionais, em particular norte-americanos, já não estarem disponíveis para providenciar serviços bancários correspondentes em dólares aos bancos angolanos”, agrava a situação, disse.

Mesmo assim, o analista da Moody’s considera que a liberalização do mercado cambial, com a taxa de câmbio formada em função das ofertas dos bancos comerciais nos leilões de divisas, teve efeito positivo, tal como aconteceu no Egipto ou Nigéria.

“Se a moeda local puder ser negociada de forma livre relativamente a moedas estrangeiras, os agentes do mercado podem negociar ao valor que consideram adequado, restaurando a confiança nos mercados cambiais”, vincou.

“A redução da ‘dolarização’ do sistema financeiro angolano e a introdução de regulamentação de acordo com as normas internacionais, nomeadamente de combate à corrupção, pode ajudar os bancos internacionais a confiar de novo no sistema bancário angolano, o que é positivo “, considera Majekodunmi.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading