Dia 8: O regresso a Lisboa! Até breve…

Termino aqui uma série de oito crónicas sobre esta passagem pela Áustria e Eslováquia.Foi bom sentir os dois países e as suas gentes, mas teve mesmo um prazer especial ter estado com membros das comunidades angolanas nos dois países.Estive um dia na Eslováquia (Bratislava) e os restantes oito dias foram na Áustria (Viena e Graz). Áustria é absolutamente central, emblemática, essencial e culturalmente importante na construção de uma identidade e visão mundial.O respeito integral pelas diferenças, pela individualidade de cada um são um factor de enriquecimento social, humano e cultural. Viena é uma cidade que respira história e cultura, é uma cidade que consegue ser suave e frenética ao mesmo tempo. É um museu a céu aberto.
Levo desta aventura momentos únicos e novas amizades.As cidades de Graz e Bratislava também merecem o meu reconhecimento e carinho. Acima de tudo fica marcado todo o acolhimento que tive por parte dos membros da comunidade angolana nos dois países e de amigos austríacos.O Nsi Kivuila, o espaço gastronómico e cultural angolano em Graz passa a ser uma paragem obrigatória.Um espaço que se vive e respira Angola.Um espaço onde a gastronomia da saudade marca presença, a convivência pacífica e democrática deixam as suas marcas bem naqueles quadros com as fotografias de Neto, Holden e Savimbi.
Regressarei em Junho para umas entrevistas e trabalho de fotografia.Encontros com professores da Universidade de Viena também farão parte desta segunda viagem.Continuar a mostrar uma Angola que também acontece fora de Angola.Polónia, Hungria e Croácia fazem parte da agenda .Agradeço por terem acompanhado as crónicas de viagem: Aqui na Mukueba. Sugiro que acompanhem as reportagens que se seguem
Para a Vivências Press News foi uma missão “comprida” e que foi cumprida.Foi um importante exercício de expansão e afirmação da marca. Foi a continuidade de um trabalho de promoção e valorização de Angola. O mérito, a excelência, competência, esforço e superação das nossas gentes pelo mundo terão em nós verdadeiros parceiros.
Dobre ! Danke!

Deixe o seu comentário