Diplomacia: Mário Augusto apresenta livro sobre resolução de conflitos em África

kalola Store

“Os Conflitos em África e a Experiência de Angola na sua Resolução”, do diplomata angolano Mário Augusto, ministro-conselheiro em funções na Representação Permanente da República de Angola junto da CPLP, é um tributo à diplomacia angolana para a paz, que se baseia nos princípios do respeito e igualdade jurídica entre os Estados, de resolução pacífica dos conflitos, de cooperação entre os povos, de progresso e de justiça social.

“Desde a Conferência de Berlim, que dividiu África sem ter em conta os africanos, até hoje, as “guerras em África” continuam a passar de geração em geração, sem a esperança de, um dia, terminarem . Quo vadis, África”? Contudo, África tem um enorme potencial. Aproveitá-lo dependerá da resolução dos conflitos que ainda persistem e causam enorme destruição, material e humana”, refere o autor .

A experiência de Angola na prevenção e resolução de conflitos tem contribuído para identificação mais eficiente das suas causas. Procura eliminar a violência através da diplomacia preventiva, promovendo a Agenda Africana 2063, o respeito pelos Direitos Humanos e a construção da democracia. Este contributo torna Angola numa “placa giratória da Diplomacia da Paz em África”.

A sessão de lançamento da obra decorre no dia 21 de junho, quinta-feira, pelas 17:30, na sede da CPLP, em Lisboa, com apresentação de Abilio Bragança Neto.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.