CulturaDestaques

Diplomacia: Mário Augusto apresenta livro sobre resolução de conflitos em África

“Os Conflitos em África e a Experiência de Angola na sua Resolução”, do diplomata angolano Mário Augusto, ministro-conselheiro em funções na Representação Permanente da República de Angola junto da CPLP, é um tributo à diplomacia angolana para a paz, que se baseia nos princípios do respeito e igualdade jurídica entre os Estados, de resolução pacífica dos conflitos, de cooperação entre os povos, de progresso e de justiça social.

“Desde a Conferência de Berlim, que dividiu África sem ter em conta os africanos, até hoje, as “guerras em África” continuam a passar de geração em geração, sem a esperança de, um dia, terminarem . Quo vadis, África”? Contudo, África tem um enorme potencial. Aproveitá-lo dependerá da resolução dos conflitos que ainda persistem e causam enorme destruição, material e humana”, refere o autor .

A experiência de Angola na prevenção e resolução de conflitos tem contribuído para identificação mais eficiente das suas causas. Procura eliminar a violência através da diplomacia preventiva, promovendo a Agenda Africana 2063, o respeito pelos Direitos Humanos e a construção da democracia. Este contributo torna Angola numa “placa giratória da Diplomacia da Paz em África”.

A sessão de lançamento da obra decorre no dia 21 de junho, quinta-feira, pelas 17:30, na sede da CPLP, em Lisboa, com apresentação de Abilio Bragança Neto.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading