Docente universitário angolano apresentou livro de gramática do português

Angop

Pelas 16h desta segunda-feira no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, o docente universitário Benjamim Fernando apresentouProblemática Ortográfica e Morfossintática: Desvios à Norma Vigente ou Norma do Português de Angola?

Conforme declarações feitas pelo autor ao Jornal de Angola, este projecto resultou do trabalho de mestrado apresentado em 2017 à Faculdade de Letras, da Universidade Agostinho Neto, onde é docente de Língua Portuguesa e Introdução aos Estudos Literários.

Com a chancela da Maiamba Editora, a obra será apresentada por Amélia Mingas e Manuel da Silva Domingos, ambos docentes. Benjamim Fernando referiu ao Jornal de Angola alguns dos objectivos deste lançamento.

Penso que o livro ajuda a uma melhor compreensão dos aspectos gramaticais e é mais uma ferramenta de apoio aos estudantes

Embora defenda a importância da gramática normativa do português, o autor explicou que, recorrendo a textos publicitários e jornalísticos, o livro traz o contexto angolano, da oralidade, da escrita bem como aspectos sócio­‑linguísticos e culturais, ao identificar usos correntes que fogem a àquela norma.

Segundo o professor universitário, natural do Uíge, é importante que os angolanos assumam a língua portuguesa como sua, pois há muito faz parte da história do país.

Deixe o seu comentário