
Sua Excelência Embaixador Domingos Custódio Vieira Lopes, Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, recebeu nesta quinta-feira, dia 07 de Abril, em Luanda, na sede do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), Sua Excelência Daniel Vosgien, Embaixador de França em Angola.
A audiência serviu para o Embaixador Daniel Vosgien apresentar ao governo angolano o mais novo projecto criado pelas autoridades francesas que se apoia no Mandato da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que visa assegurar a segurança alimentar global devido os efeitos do conflito na Ucrânia.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) é uma das Agências das Nações Unidas que lidera os esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza.

Composta por 194 Estados-membros e com presença em mais de 130 países, a FAO funciona como um fórum neutro, onde todas as Nações que a compõe possuem peso igualitário no que tange às estratégias e decisões, pois proporciona à todos os seus integrantes oportunidades para elaborarem e discutirem políticas ligadas à agricultura e alimentação.
Presenciaram a audiência concedida por Sua Excelência Embaixador Domingos Custódio Vieira Lopes, Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, a Conselheira Dionísia Demba, Chefe de Departamento da Direcção Europa do MIREX e a Consultora do Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas Egna de Sousa.
Angola e França partilham diversos interesses económicos e os dois países têm uma cooperação cultural e científica densa, especialmente no domínio do ensino superior.
A França, primeira potência agrícola da Europa e a segunda do Ocidente, depois dos Estados Unidos, pela experiência africana e pelo avanço no domínio dos serviços, tem vindo a acompanhar a diversificação da economia que constitui uma das prioridades do governo angolano.