DestaquesMundo

Donald Trump pisa solo da Coreia do Norte. É o primeiro Presidente dos EUA a fazê-lo

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, encontraram-se este domingo na zona desmilitarizada coreana.

Aceitando o convite de Kim, às 15h:46 locais (7h46 em Luanda), Trump deu um passo simbólico e tornou-se o primeiro Presidente americano a pisar solo da Coreia do Norte.

“Foi feita história”, disse numa declaração aos jornalistas ao lado de Kim Jong-un. Já o líder norte-coreano disse que este é um “novo presente” nas relações entre os dois territórios.

“Quero apenas dizer que tenho uma grande honra em fazê-lo. Passar esta linha é uma grande honra, grandes progressos foram alcançados, grandes amizades foram feitas e esta tem sido, em particular, uma grande amizade”, afirmou Trump.

“Acredito que ao encontrarmo-nos aqui, que é um símbolo da divisão e de um passado hostil, ao se encontrarem aqui dois países que têm um passado hostil, estamos a demonstrar ao mundo que temos um novo presente”, disse o líder norte-coreano.

Antes, ainda antes de Donald Trump passar a linha de demarcação militar entre as duas Coreias, Kim Jong-un disse, em inglês : “É bom revê-lo”. E acrescentou que nunca esperara ver o Presidente dos Estados Unidos “neste sítio”.

Sublinhando o aspecto inédito deste momento, durante a conferência de imprensa conjunta (sem a presença do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in), Trump afirmou: “Estamos a ouvir esta voz [a de Kim], ninguém ouve esta voz, ele não faz conferências de imprensa”.

Segundo o Guardian, os dois líderes insistiram na ideia de que este é um momento “histórico”, criticando os que criticaram a falta de resultados dos encontros anteriores entre Trump e Kim ( a cimeira histórica de Singapura em Junho de 2018 e o encontro de Hanoi, no Vietname, em Fevereiro passado).

O Presidente dos EUA agradeceu a Kim por estar disponível para este encontro, garantindo que só no sábado lhe telefonou (Trump está na região devido à cimeira do G20, em Osaka, Japão). Antes, Trump tinha usado o Twitter para fazer a mesma sugestão.

“Encontrámo-nos e gostámos um do outro desde o primeiro dia, e isso é muito importante “, uma informação corroborada por Kim Jong-un.

O líder norte-americano admitiu ainda convidar Kim Jong -un para uma visita aos Estados Unidos. “Convidá-lo-ia agora mesmo”, declarou.

Antes do encontro, o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, elogiou os dois líderes por “serem tão corajosos” ao realizarem o encontro e afirmou esperar que Trump “fique na História como o Presidente que alcançou a paz na península coreana”.

No sábado, o Presidente norte-americano convidou Kim para um aperto de mão simbólico na fronteira.

Donald Trump também expressou abertura para pisar território norte-coreano, caso Kim Jong-un aceitasse, dizendo que “não teria nenhum problema”, em se tornar no primeiro Presidente dos EUA a entrar na Coreia do Norte.

Fonte: Público.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading