DestaquesEconomia

Economias do Quénia e Etiópia ultrapassam Angola em 2020

Em entrevista à Lusa, o analista da consultora que segue a economia angolana disse que, com as recessões dos últimos anos a prolongarem-se pelo menos até 2020, a riqueza produzida no país vai ser ultrapassada pelo Quénia e pela Etiópia.

“Os dados do Fundo Monetário Internacional mostram que o PIB de Angola a preços correntes deverá ficar nos 92 mil milhões de dólares [ 83,5 mil milhões de euros] este ano, sendo ultrapassado pelo Quénia, com 99 mil milhões [89,9 mil milhões de euros]”, disse John Ashbourne.

Em 2020, a Etiópia, que este ano deverá ter um produto interno bruto (PIB) de 91 mil milhões de dólares (82,6 mil milhões de euros), que aumenta para 104 mil milhões de dólares [94,4 mil milhões de euros] em 2020, ultrapassará Angola.

A economia angolana deverá registar um PIB de 89 mil milhões de dólares [80,8 mil milhões de euros] no próximo ano, segundo os dados do FMI.

Estes dados, conclui o analista, não levam ainda em linha de conta a evolução cambial do kwanza, que registou uma forte desvalorização nas últimas semanas, e por isso a ultrapassagem do Quénia e Etiópia a Angola pode acontecer ainda mais cedo.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading