Cronistas

Educar para o SÉC. XXI

Há cada vez mais uma discrepância maior entre a formação académica, com maior realce para a formação superior, e as necessidades reais do país e em consequência o fosso entre as necessidades formativas e os formados.

Como disse um pedagogo português numa entrevista «temos escolas do Século XIX, com professores do Século XX a ensinarem estudantes do Século XXI» e acrescento eu, o que acontece entre nós é que no ensino superior continuamos a fazer a utilizar os mesmos métodos para tentarmos atingir objectivos diferentes dos que fundamentaram as escolas dos Séculos passados com as respectivas necessidades.

É que no paradigma da Revolução Industrial era necessário formar técnicos para as respectivas indústrias e por isso mesmo eram formatos para estarem aptos e qualificados a trabalhar nelas. Hoje as sociedades são outras, as necessidades são outras, os desafios são outros e nós continuamos a formar quadros a moda antiga para responderem aos desafios de sociedades modernas e em constante mutação.

Basta compararmos observarmos como a indústria do livro físico cedeu quota do mercado aos e-books (livros digitais) e como os jovens têm mais facilidade de os ler do que visitar uma biblioteca, podemos aliar isto à forma como o mercado discográfico do VINIL ao CD e a competitividade com o mercado da música digital ou olharmos para a indústria da fotografia que saiu do rolo para o micro SD e depois disto compararmos o valor que as diferentes faixas etárias atribuem a cada uma delas.

A partir desta realidade e voltando para as nossas faculdades percebemos logo como o uso de técnicas e recursos multimédia faz toda a diferença na sala de aulas, logo continuarmos a arrumar as salas como no século XIX é dos principais atentados que se poder dar ao estudante do Séc. XXI e exigir que cada um se sente no mesmo lugar ao longo dos dois semestres é treina-los, na nossa cultura, para o sentimento de pertença e qualquer tentativa de substituição pode significar um atentado à sua conquista, pois rapidamente se convence de que o lugar é dele e daí ninguém lhe, logo não se pode esperar que ele faça diferente depois de estar formado e no mercado de trabalho.

Continuar a distinguir aulas práticas e aulas teóricas e impedir que eles questionem e discutam ao longo das sessões é outro retrocesso que em nada abona o ensino e não está alinhado com as necessidades destes tempos que correm, pior do isto é o Docente colocar-se na e em posição superior – supra sumo (como diz uma amiga) – e os estudantes na posição rebaixada de quem nada sabe e tem de aprender e por isso não tem nada que perturbar a eloquência e o momento do Professor e em consequência não corresponde as necessidades da nossa sociedade e em que se vive, por isso mesmo, uma vez formados não conseguem questionar o superior hierárquico e/ou os mais velhos porque, tal como o professor, ele é quem manda e o que ele diz está dito e qualquer questionamento ou até defesa de uma tese contrária pode ser entendido como uma afronta, uma falta de respeito, com isso ganha-se a aversão à critica, ao questionamento ou a afronta de ideias e opiniões.

É importante romper-se o paradigma, é necessário deitar abaixo as barreiras físicas e mentais, é necessário que os professores e os gestores do subsistema do ensino superior e das distintas instituições do ensino superior se reinventem e possa de facto aterrar neste Século e preparar quadros para o futuro e não soldados letrados do passado que só serve para a história. É preciso que sejam formados jovens para a vida pensar diferente e ousado e ensinar os jovens a arte de saber viver, a arte de trabalhar em equipa, o voluntariado, é preciso formar quadro com vocação humanística, independentemente da especialidade, fomentar a produção de conhecimento útil à sociedade é preciso que os quadros sejam educados e treinados para a vida, para autossuficiência, para criarem oportunidades de investimento próprio e não transforma-los em pedintes de emprego e vocacionados em sem ideias próprias.

Por isso preferem definhar nos empregos, aturando chefes incompetentes e ingratos por terem medo do que os espera fora da empresa, têm pavor de um recomeço, apesar de excelentes qualificações têm medo de começar uma coisa própria ou juntar-se a iniciativas novas e desafiadoras, têm medo de inovar apesar de estarem revestidos de qualificações para o efeito, gente que tem capacidade de voar, mas contenta-se em rastejar porque a faculdade que lhes devia dar mais ousadia e treinar para a vida, formatou-lhe para o status quo e mediocridade.

Se não ousarmos em breve, seremos “re-colonizados” intelectualmente, pois outros virão ensinar-nos como se faz e cobrar-nos-ão a preço de diamante aquilo que os nossos quadros podem e poderiam muito bem fazer, criar e/ou desenvolver.

Somos uma sociedade com medo de ousar, com medo do desconhecido. É preciso compreendermos que Professor, gestor, decisor do Século XX, caso não façam um “ajornamento” estarão incapacitados de corresponder aos desafios das sociedades do Séc XXI e precisaremos de formações complementares para qualificar técnicos com pormenores que a faculdade lhes teria dado caso a visão e a missão fossem adequadas as necessidades deste Século. “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading