Cronistas

Eleições em Angola: Um Sociodrama que sai de cena?

Foram publicados os resultados definitivos das eleições de 23 de Agosto. Neste pleito eleitoral ganhou o MPLA. Terá 150 deputados na Assembleia Nacional e o conjunto da oposição terá 70. Ou seja, o partido do poder tem mais do dobro dos deputados que os oponentes; ou seja, terá as mãos totalmente livres para aprovar as modificações constitucionais ou leis que eventualmente desejar conceber.

Eu não duvido do facto de que o MPLA ganhou estas eleições de 2017, mas posso questionar se a sua vitória teria sido assim tão expressiva, apesar dos recuos em relação a eleições anteriores.

E porquê as minhas dúvidas?
Começo pelo próprio processo eleitoral. Recordo que ficou publicamente evidente ter havido irregularidades e atropelos que os próprios observadores da SADC referiram. Ao reconhecerem a maneira ordeira como decorreram as eleições, eles também aconselharam a que certos procedimentos sejam revistos em próximas eleições. Pouco depois dos fechos das urnas, desencadearam-se vigorosas contestações e justificações. No meio das paixões partidárias – traduzidas em comunicados, desmentidos e comentários individuais nas redes sociais – apareceram, contudo, serenas análises, tranquilos questionamentos como os de Reginaldo Silva, Ismael Mateus e Nok Nogueira sobre as contradições de um longo processo pouco transparente, começado no registo eleitoral e terminado na publicitação dos resultados. Entre os vários factos referidos, estão a preponderância do Ministério da Administração do Território no processo e a subalternidade da CNE, a maciça utilização de meios estatais em favor do partido no poder (com destaque para a comunicação social), a atabalhoada e inexplicável atitude da CNE ao publicitar resultados provisórios globais não escrutinados devidamente.

É certo que a oposição foi obrigada a disputar as eleições segundo as regras ditadas pelo seu adversário, o MPLA, partido no poder desde a Independência. Ela contestou, em diversas fases, aspectos do processo eleitoral e denunciou os procedimentos da CNE no apuramento e divulgação dos resultados das eleições. Contudo, não foi capaz de contrapor aos números publicitados outros números que refutassem de modo liminar os anunciados oficialmente. Apenas elencou atropelos à lei.

Na minha opinião, a oposição perdeu perante a esmagadora máquina que é o MPLA, um partido-estado, dono do poder em Angola há 42 anos, mas continua a ser o partido mais transversal à tão diversa sociedade angolana e fez uma inteligente e poderosa campanha eleitoral. Outra razão é o facto de a oposição ainda não ter conseguido apresentar às populações um programa verdadeiramente alternativo ao do seu adversário. Registe-se, porém, as suas significativas vitórias em Cabinda e Luanda

Chegados ao fim deste tumultuoso sociodrama que foram as eleições em Angola, temos mais uma vez um MPLA com plenos poderes para legislar e governar como quiser, através de um executivo que a Assembleia Nacional está impedida de fiscalizar por ser presidido pelo presidente da república (esta foi, há tempos, a opinião do Tribunal Constitucional). Teremos um novo presidente da república, é certo, mas com as mesmas prerrogativas sobre o poder judicial e legislativo que o anterior, garantidas pelo figurino da Constituição de 2010.

Todavia este quadro não é o adequado ao actual momento de Angola porque é urgente vencer-se a crise e procurar as melhores vias para o futuro. Para isso falta o essencial: a capacidade de o MPLA abandonar a sua concepção de partido-estado com a qual tomou o poder em 1975. É tempo de os seus dirigentes, quadros e militantes abandonarem a sua persistente e arrogante atitude segundo a qual os outros só podem existir como cidadãos na medida em que o MPLA o permitir.

A realidade não se compadece com estas concepções e posturas porque o país precisa de todos e porque a tão necessária plena cidadania – a todos abrangendo – irá beneficiar o colectivo nacional, mesmo a elite dona do poder.

Infelizmente ainda não vejo significativos sinais nesse sentido. No entanto, bastante já mudou em Angola com estas eleições:

  • O MPLA foi fortemente contestado no seu emblemático bastião, Luanda, o que reflecte peremptoriamente o desagrado da população pela sua governação
  • O temor de maus resultados eleitorais exigiu grande mobilização nos meios afectos ao MPLA, o que levou ao reaparecimento de personalidades que estavam marginalizadas e possíveis novas ideias no seu seio
  • Na oposição, o cerrado combate eleitoral levou a alianças e à maior visibilidade de personalidades portadoras de ideias de progresso
  • -Na sociedade civil emergiram vozes descomplexadas fazendo múltiplos questionamentos, entre eles a diminuição do papel intervencionista  e coercivo do poder político sobre a sociedade.

Enfim, respirou-se melhor neste período eleitoral. Faço votos para que as janelas continuem abertas e melhor se aproveitem os eventuais ares saudáveis.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading