DestaquesEconomia

Embaixador de Israel em Luanda avalia oportunidades do agronegócio em Angola

O embaixador de Israel em Angola manifestou o interesse israelita em investir na produção de cereais, legumes, frutas e criação de gado bovino no Cuanza-Norte, atendendo à abundância de solos aráveis, rios com caudais permanentes e chuvas regulares na região.

Oren Rosenblat, que falava na terça-feira em Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, após uma reunião com o governador local, José Maria dos Santos, e empresários locais, indicou que a intenção de Israel é criar oportunidades de investimento na área do agronegócio.

Por outro, lado, acrescentou, passa também por apoiar a formação técnica das famílias camponesas e estimular a criação de créditos junto da banca local para a aquisição de sementes, fertilizantes e sistemas de irrigação.

O diplomata israelita sublinhou que Angola precisa de “massificar os investimentos nos distintos ramos da agricultura”, face à diversificação da economia, criando premissas para a autossustentabilidade na produção de legumes, cereais, frutas, tubérculos e criação de gado bovino.

Trata-se de áreas para as quais garantiu a ajuda do seu governo, devido à “larga experiência” israelita no setor.

Oren Rosenblant elogiou o facto de a maior parte dos ovos consumidos no país serem produzidos em Angola, mas destacou a importância da capitalização de mais investimentos estrangeiros e do setor privado local, para se concretizarem vários projetos que possam dar “suporte e robustez” à economia angolana.

A vice-governadora para o setor Económico e Social do Cuanza Norte, Leonor Garibaldi, disse que a província tem “condições propícias” para a produção de cereais, leguminosas, oleaginosas, raízes, tubérculos, fruteiras, pastos durante todo o ano.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading