PolíticaSociedade

Embaixadora do Reino Unido em Angola considera visita de Harry “grande sucesso”

Jessica Hand falava à imprensa no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro em Luanda, depois da partida de Harry, que iniciou a visita a Angola no município do Dirico, província do Cuando Cubango, seguindo para o Huambo e, finalmente, Luanda, capital do país .

Como último ponto de agenda, o príncipe britânico foi recebido pelo chefe de Estado angolano, João Lourenço, seguindo-se um encontro com a primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, sem declarações à imprensa.

Na sua conta na rede social Instagram, o Duque de Sussex publicou uma fotografia com João Lourenço, agradecendo-lhe o “acolhimento incrivelmente caloroso” do país e salientando que a visita permitiu “verificar o impacto” que teve a sua mãe, Diana de Gales, e dar continuidade ao seu trabalho em prol de um mundo “livre de minas”.

Segundo a embaixadora, esta primeira visita oficial a Angola, depois de ter estado já em território angolano em 2013, “foi para ele significativa, do ponto de vista de honrar o trabalho da sua mãe”.

A diplomata referiu que o príncipe notou “mudanças positivas em Angola entre o período da visita da sua mãe e o actual”.

Harry deslocou-se a Angola depois da visita da mãe, a princesa Diana, em 1997, tendo como foco a promoção da desminagem em benefício da população, do ambiente e do ecoturismo.

“O ecoturismo não pode beneficiar apenas os estrangeiros, deve também ser um investimento que impulsione o desenvolvimento da população local, onde o turismo tem lugar. Por isso, pode ser um desenvolvimento muito positivo para Angola”, salientou Jessica Hand.

O duque de Sussex iniciou, no Dirico, a sua deslocação a Angola, visitando um projecto da Organização Não Governamental (ONG) britânica Halo Trust, que visa limpar campos minados nos parques naturais de Mavinga e Luengue-Luiana, na bacia do rio Okavango, no qual o Governo angolano vai investir 60 milhões de dólares.

A embaixadora agradeceu a cooperação das autoridades angolanas, na preparação da visita de três dias.

Sobre a desminagem, Jessica Hand disse que o Governo britânico está a avaliar os actuais projectos levados a cabo pelas ONG The Halo Trust, Mines Advisory Group e Ajuda Popular da Noruega (Norwegian People’s Aid).

De acordo com a embaixadora, o duque, depois desta visita, vai continuar a apoiar a iniciativa, não necessariamente focado nos lugares por onde passou a princesa Diana, mas em outras regiões ainda afectadas pelas minas, nomeadamente, as províncias do Moxico e Cuando Cubango.

“Mas também é importante lembrar que a princesa Diana iniciou um processo global e é importante continuar esse processo, para eliminar as minas em todo o mundo”, disse, acrescentando: “É possível que Angola possa vir a ser o próximo país a declarar-se sem minas”.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading