
A empresária avançou com uma acção para impugnar a nacionalização da Efacec, decisão que foi anunciada pelo ministro português da Economia, Pedro Siza Vieira, no início de Julho.
Numa nota enviada às redacções, a Isabel dos Santos explica que “na qualidade de expropriada, apresentou no dia 25 de Setembro, junto do Supremo Tribunal Administrativo uma acção de impugnação do acto administrativo e da decisão do Governo de nacionalizar as suas acções na Efacec”.
Assim, segundo a mesma nota, Isabel dos Santos avançou com uma acção para impugnar a nacionalização da Efacec, porque só a sua participação passou para o Estado, porque o objectivo é reprivatizar a posição de 71,73% que a Winterfell tinha no capital social da empresa e porque não foi consultada previamente pelo Executivo.
O mesmo documento, Isabel dos Santos evoca 10 motivos para avançar com a impugnação da decisão do Executivo, entre os quais o facto de a nacionalização não ter ocorrido por “motivos excepcionais e especialmente fundamentados, nem para salvaguardar o interesse público”.
Isabel dos Santos considera ainda que se tratou de uma “apropriação”, “pois com a reprivatização visa-se o confisco de acções de um particular”.