ComunidadesDestaques

Empresário português raptado e assassinado em Moçambique

Um empresário português foi ontem encontrado morto, nas imediações de Maputo, depois de ter sido raptado e pago o resgate exigido, informou o secretário de Estado das Comunidades portuguesas, José Luís Carneiro.

O governante português disse à Lusa tratar-se de um empresário, com “cerca de 50 anos”, que estava em Moçambique “há oito anos” e disponibilizava “apoio aos sectores da construção civil”. José Luís Carneiro sublinhou tratar-se de “um caso grave, de morte, nas imediações de Maputo”.

“Não vemos ligações com outros casos que têm vindo a ocorrer no Norte do país, na jurisdição da Beira. Este caso, vamos aguardar pelas investigações, mas é o resultado de um rapto e da exigência de um pagamento para libertar o cidadão . O pagamento foi realizado, mas ainda assim sucumbiu às mãos dos criminosos”, disse à Lusa.

Ainda sem pormenores, o governante referiu que passaram “poucas horas entre o pedido do pagamento do resgate e o assassínio deste cidadão”.

O Governo já manifestou “preocupação”, por ser uma “situação muitíssimo grave”. O secretário de Estado notou os factos que têm ocorrido em Moçambique que “não contribuem para a confiança dos investidores no país, porque os portugueses são essenciais para o desenvolvimento económico do país, criam milhares de postos de trabalho “.

O Governo português manifestou “toda a disponibilidade”, assim como da embaixada portuguesa em Maputo, para acompanhar a família nas “diligências judiciárias que estão em curso, depois de apresentadas queixas junto das autoridades moçambicanas”, que estão a investigar o caso.

Também foi garantido apoio dos serviços para disponibilizar os documentos para o trabalho do Ministério Público e concretizar, se necessário, a “transladação do corpo, porque essa parece ser a vontade da família”.

O rapto do português lembra o desaparecimento de um outro empresário, Américo Sebastião, que terá sido raptado em Moçambique em 2016. Ainda não foi encontrado, apesar das averiguações desenvolvidas pelas autoridades.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading