DestaquesJustiça

Empresário São Vicente mais dois meses em preventiva

A Procuradoria-Geral da República (PGR) prorrogou por mais dois meses a prisão preventiva do empresário angolano e antigo PCA da Seguradora AAA, Carlos Manuel São Vicente.

De acordo com o porta-voz da PGR Álvaro João, a prisão preventiva do empresário foi prorrogada tendo em conta a gravidade das acusações que pesam sobre o arguido, salientando que os argumentos evocados inicialmente para a sua detenção continuam válidos.

A Lei estabelece a revisão da medida de coacção de dois em dois meses, lembrando que o processo está em fase de instrução preparatória.

Carlos Manuel São Vicente foi conduzido à Cadeia de Viana em Setembro do ano passado, onde aguarda por julgamento por suspeita de crimes de peculato, branqueamento de capitais, tráfico de influências e transferência ilícita de 900 milhões de dólares para bancos suíços.

Na altura a PGR fundamentou a detenção do empresário baseada no perigo de fuga e perturbação da instrução. A detenção aconteceu depois desta instituição de justiça ter anunciado o processo de investigação, em colaboração com as autoridades suíças, de uma série de casos e negócios que envolvem a seguradora AAA, incluindo os 900 milhões de dólares bloqueados na Suíça.

As partes têm trabalhado no envio e na recepção de cartas rogatórias à volta do processo. A Procuradoria está a investigar além dos 900 milhões de dólares apreendidos na Suíça, vários casos que ligam a seguradora à Sonangol, os trabalhadores e os fundos de pensão.

No âmbito das investigações, a PGR deteve 49 por cento das participações sociais das AAA e activos no Standard Bank de Angola SA, sob gestão de Carlos Manuel São Vicente.

As apreensões decorreram no âmbito do processo n.º 12 – A /2020 – SNRA, aberto por haver fortes indícios dos crimes de peculato, participação económica em negócio, tráfico de influências e branqueamento de capitais.

Foram ainda apreendidos três edifícios AAA e o IRCA localizados na Nova Marginal, Avenida 21 de Janeiro e na rua Amílcar Cabral, respectivamente. Também foram confiscados a rede de hotéis IU e IKA, todos localizados em Luanda.

O mandado de apreensão é extensivo aos edifícios situados nas restantes províncias do País, com excepção dos que se encontram sob gestão do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos. Como fiéis depositários foram nomeados o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) para participações sociais e o Cofre Geral de Justiça para os edifícios e redes de hotéis.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading