ComunidadesDestaques

Empresários angolanos e portugueses defendem reforço da cooperação para potenciar sector das pescas

Empresários de Angola e Portugal analisaram nesta segunda-feira, 20 de Maio, na Gare Marítima de Alcântara em Lisboa, o reforço da cooperação empresarial e o incremento de parcerias durante o Fórum de Empresários do Sector das Pescas, que decorreu sob o lema “empresários portugueses e angolanos juntos para uma cooperação sustentável do Mar.

Discursando na abertura do fórum, o embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, defendeu que a diversificação da economia no país “passa necessariamente pelo fortalecimento do sector das pescas” e defendeu o estabelecimento de parcerias entre os empresários dos dois países.

“Penso que as parcerias são bem-vindas e necessárias, para que os empresários dos dois países possam conjugar esforços e obter resultados ainda melhores. (…) A diversificação da nossa economia passa necessariamente pelo fortalecimento do sector das pescas, tendo em conta as potencialidades que Angola tem”, disse o diplomata angolano.

Maria Antonieta Baptista, ministra das Pescas e do Mar de Angola destacou a importância do encontro, numa altura em que o país está a “lançar um novo paradigma” do sector e lançou um apelo aos empresários portugueses para investirem em Angola.

“Temos grandes oportunidades de negócios, nova legislação de investimento, nova legislação de vistos e estamos à altura de receber os empresários portugueses para tornar Angola um grande potencial em termos de pescas”, adiantou.

Para Ana Paula Vitorino, ministra do Mar de Portugal, a ideia é criar mais oportunidades de negócio para o sector das Pescas e transformação de pescado, mas também contribuir para o crescimento da economia do mar .

“Vai existir cooperação em todas as áreas do Mar, pescas e aquicultura, transformação do pescado. Por um lado, teremos ao nível do sector público cooperação na formação e ao nível do sector privado daremos todo o apoio para que possam ser estabelecidas parcerias entre empresários angolanos e portugueses, com a possibilidade de criar empresas mistas. (…) Criar mais oportunidades para o sector das Pescas e transformação de pescado, mas também contribuir para o crescimento da economia do mar em Angola e Portugal”, afirmou.

Empresários de Angola e Portugal pedem reforço da cooperação e aumento do investimento no sector das Pescas e do Mar.

Adérito Areias, salineiro e armador de pesca industrial, foi um dos principais oradores do fórum em que esteve também a representar a Associação dos Armadores de Pesca Industrial de Benguela. Defendeu novas “formas de olhar o Mar” e políticas em torno do desenvolvimento sustentável.

“Acho que este encontro foi extremamente positivo. Foi importante analisar as grandes dificuldades que ainda enfrentamos neste mundo que é o Mar, e também a forma como temos de olhar para ele, evitando problemas no futuro. (…) Hoje a diversidade de pesca está a diminuir, portanto é preciso olhar para isso. Estamos aqui a fazer contactos com algumas fábricas, no caso, fábricas de redes, de cabos e de conserva de peixe. Estamos a estabelecer contactos e a levar negócios para a província de Benguela”, avançou.

O empresário angolano defendeu ainda a necessidade de criação de mecanismos que permitam a exportação de produtos nacionais para o mercado português.

“Este ano serão produzidas em Angola, 400 toneladas de sal e gostaríamos que parte dessa produção fosse exportada para Portugal. Acredito que podemos juntar sinergias e fazer coisas boas tanto para Angola como para Portugal”, concluiu.

O Grupo AST (African Selection Trust) conta com mais de 2.000 trabalhadores repartidos pelas províncias de Luanda, Benguela e Namibe, sendo um dos maiores empregadores do sector das pescas em Angola. Herivaldo Augusto é o director do grupo e fez um “balanço positivo” do fórum e acredita num “novo impulso” nas relações entre os empresários dos dois países.

“O balanço é positivo. É a segunda visita que efectuamos à convite do Ministério das Pescas e do Mar e já estivemos há dois meses na Rússia . Nesta visita a Portugal, achamos que dada as sinergias existentes entre os dois países, podemos colher experiências de empresários e associações portuguesas para dar o impulso que precisamos, bem como redimensionar algumas das actividades realizadas em Angola”, afirmou o empresário.

A Associação dos Armadores das Pescas Industriais de Portugal (ADAPI), esteve representada por Pedro Jorge da Silva, que apresentou estratégias para o reforço do investimento e aumento da estabilidade comercial entre os empresários de Angola e Portugal.

“Nós estamos muito expectantes com o percurso que Angola está a fazer. Penso que estão numa fase de estabilidade, e havendo estabilidade, portanto, há um clima que se torna mais amigo e propício ao investimento. Foram feitas alterações legislativas em Angola que nos ajudam. (…) Falta vencer algumas barreiras. É preciso fazer-se um censo de pesca para conhecermos o estado dos recursos e a frota existente”, realçou o responsável associativo.

De Angola estiveram presentes vinte empresários, além de representantes de associações sectoriais e de empresas públicas.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading